MPDFT e Conselhos Tutelares debatem padronização do atendimento a crianças e adolescentes

Reunião técnica apresentou modelo de formulário unificado e reforçou atuação integrada para prevenir a revitimização de vítimas de violência
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) realizou, na última sexta-feira, 13 de junho, reunião técnica com representantes dos Conselhos Tutelares do DF. O encontro teve como pauta a apresentação e discussão do Formulário de Atendimento Unificado, documento que visa garantir maior acessibilidade, praticidade e padronização no trabalho dos Conselhos Tutelares, além de dar mais agilidade e uniformidade na coleta e sistematização das informações.
A iniciativa integra as ações do Subgrupo 4 (Integração em Rede) da Comissão de Estudos para Promover Ações de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, instituída pela Portaria PGJ nº 735, de 5 de agosto de 2024. A atuação conjunta está em consonância com a Resolução nº 287/2024 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que estabelece diretrizes para a atuação integrada do Ministério Público na defesa e proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O objetivo é assegurar um atendimento mais sensível e coordenado, prevenindo a revitimização e priorizando a proteção integral dessas pessoas.
O modelo preliminar do Formulário de Atendimento Unificado foi apresentado pelas promotoras de justiça Camila Britto, Giselle Trevizo e Rosana Viegas. Durante a reunião, também foi divulgada a “Página da Criança e do Adolescente”, que identifica as promotorias de justiça e suas respectivas atribuições e contatos, além do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca).
Os conselheiros tutelares receberam a tarefa de analisar o esboço do formulário e enviar formalmente sugestões e observações em até 20 dias. A próxima reunião, marcada para 18 de julho, será dedicada à análise dessas contribuições e à aprovação da versão final do documento. Para Camila Britto, coordenadora do Nevesca, este processo colaborativo reitera o compromisso das instituições envolvidas em assegurar a excelência dos serviços prestados e a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes no Distrito Federal.
A reunião contou ainda com a participação do subsecretário Diego Moreno, da Subsecretaria de Política para Crianças e Adolescentes (Supca); do delegado adjunto Eder Charneski, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA); da promotora de justiça Stephanie Jaton, além da servidora Fabiana Vial do, Nevesca, e das servidoras Janaina Bezerra, Solange Felix e Cristina Brasil, das assessorias de políticas públicas da Coordenadoria Executiva Psicossocial (Apapps).


Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-

