MT estuda medidas restritivas, mas lockdown deve ser descartado

O governador Mauro Mendes (DEM) se reúne na manhã desta segunda-feira (1º) com representantes dos Poderes, seu secretariado e prefeitos de Mato Grosso para discutir a elaboração de um novo decreto com medidas mais duras para o combate ao novo coronavírus.

O encontro com representantes ocorre presencialmente no Palácio Paiaguas com o Gabinete de Situação da Covid-19, do qual o governador e os chefe dos Poderes fazem parte. Já com os prefeitos a conversa será de forma virtual.

De acordo com o secretário de Estado de Segurança Pública Alexandre Bustamante, a nova medida deve ser anunciada daqui algumas horas, mas o lockdown (fechamento total) está descartado, por enquanto.

“O governador está estudando [medidas mais restritivas]. Assim que tiver pronto, ele mesmo vai divulgar. Mas não há que se falar em lookdown, ainda”, disse Bustamante ao fim da reunião.

Conforme o secretário, o governador não deve anunciar nada diferente do que já houve em outros Estados que tiveram aumento significativo de casos da Covid-19.

A reportagem apurou que as medidas mais restritivas deverão ser anunciadas ainda no dia de hoje.

Colapso no sistema de saúde

Conforme dados da Secretaria de Estado de Saúde divulgados neste domingo (28) a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta está em 87,8%.

O número mostra que o Estado está à beira de um colapso no sistema de Saúde.