’Música de quintal’ sobre Beiradão volta com novidades; saiba mais

’Música de quintal’ sobre Beiradão volta com novidades; saiba mais

Manaus (AM) – O projeto “Música de Quintal” está de volta com novidades sobre a música de beiradão. Iniciado em 2019, o projeto documenta a trajetória e o legado musical dos trabalhadores migrantes amazonenses.

Enquanto na primeira edição contou com a participação de Chico Cajú, Toinho do Sax e Oséias da Guitarra, nesta segunda, estão programados os shows de Fernando Amazonas, Dedé Ribeiro, Banda Amazonas e Moraes do Sax, entre outros.

O show será gravado e o vídeo será posteriormente disponibilizado no Instagram do coordenador do projeto, professor Bernardo Mesquita.

O “Música de Quintal” faz parte do projeto acadêmico “A Formação da Música Amazonense” (PID) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Segundo Bernardo Mesquita, esta nova edição apresenta novas facetas do beiradão, como a presença de músicos do interior, de mulheres e de músicos peruanos esquecidos.

As pesquisas têm demonstrado a importância desses trabalhadores migrantes, que desenvolveram suas práticas musicais dentro das transformações sociais após a crise da borracha. Nesse contexto, uma nova configuração rural se formou quando os seringueiros abandonaram as terras firmes e migraram para as margens dos municípios de várzea.

O pesquisador também explica como as bandas, o samba, o boi e as orquestras de jazz foram importantes na formação da música popular urbana em Manaus, que era repleta de conjuntos de jazz tocando música brasileira em diversas festas populares no Amazonas.

O projeto foi a base para a construção do livro “Das Beiradas ao Beiradão”, lançado em 2022 e posteriormente em 8 cidades do Brasil, em 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *