Na Bahia, Governo do Amazonas lança Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica

O Amazonas foi destaque em cenário nacional durante o 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Juazeiro, na Bahia, ao lançar oficialmente o Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Pleapo/AM), nesta sexta-feira (17/10). A iniciativa é da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), com a finalidade de consolidar o estado como uma das referências brasileiras na construção de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da agricultura sustentável e de base orgânica.
O evento contou com a presença do secretário executivo do Conselho Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Amazonas (Ceapo) da Sepror, Alexandre Henrique Araújo, que representou o estado no lançamento do plano, além do engenheiro agrônomo Eduardo Rizzo, responsável pela coordenação do grupo que construiu o Pleapo/AM.
“O Plano dá visibilidade nacional ao Amazonas, fortalecendo a execução de políticas públicas voltadas à agroecologia e à produção orgânica. É um marco para os produtores e para o meio ambiente”, destacou Alexandre Henrique Araújo durante a cerimônia.
Oficialmente o Amazonas passa a ser o oitavo estado brasileiros a ter um Plano estruturado voltado para a Agroecologia e Produção Orgânica.

Foto: Divulgação/Sepror
Sobre o Pleaplo
O Plano foi aprovado por unanimidade durante reunião conjunta dos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Sustentável (Cedrs) e de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo), realizada no dia 30 de setembro, no Parque de Exposições Dr. Eurípedes Ferreira Lins, durante a 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), em Manaus, em reunião conduzida pelo Secretário da Sepror e Presidente do Ceapo/AM, Daniel Borges.
“Esse Plano contempla diversos setores e nós do Governo do Amazonas, seguindo a determinação do governador Wilson Lima, estamos fortalecendo o Pleapo/AM. Estão todos de parabéns pela efetivação do Plano de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do Amazonas”, disse Borges.
O documento consolida diretrizes para o fortalecimento dos sistemas de produção orgânica e agroecológica, com foco na agricultura familiar, indígena, quilombola e em assentamentos da reforma agrária.
O plano estadual também valoriza a agrobiodiversidade e o conhecimento tradicional amazônico, reforçando o compromisso com o direito humano à alimentação saudável e adequada.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-



