Natal e Ano Novo somam 17 mil atendimentos de urgência no Amazonas

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou 17 mil atendimentos na rede de urgência e emergência durante os feriados de Natal e Ano Novo. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (02/01) e correspondem aos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro.
Ao todo, 25 unidades de saúde funcionaram em regime de plantão 24 horas em todo o estado para garantir assistência contínua à população.
Rede de saúde manteve atendimento integral
Durante visitas às maternidades da capital, a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, destacou que todas as unidades mantiveram equipes completas e preparadas para oferecer atendimento humanizado durante os feriados.
Segundo ela, o trabalho reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a assistência qualificada, mesmo em períodos de recesso e ponto facultativo.
Recorde de transplantes em 2025
A secretária também ressaltou os resultados da saúde estadual em 2025, que fechou o ano com recorde de transplantes, incluindo uma ação inédita com seis procedimentos realizados em apenas 24 horas no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz, entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.
Nascimentos nas maternidades estaduais
Nas maternidades do estado, 225 bebês nasceram durante os quatro dias de feriado. Foram:
- 61 nascimentos no dia 24
- 53 no dia 25
- 62 no dia 31 de dezembro
- 49 no dia 1º de janeiro
O primeiro bebê de 2026 em Manaus foi Pedro Henrique, nascido às 0h08, de parto cesariano, no Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), na zona centro-sul da capital.
Visita e entrega do kit enxoval
A mãe e o bebê receberam a visita da secretária Nayara Maksoud e o kit enxoval do Governo do Amazonas, composto por bolsa, fraldas de tecido, roupas e produtos de higiene.
Ainda no IMDL, às 0h10 do dia 1º de janeiro, nasceu Miguel dos Santos, de parto normal. A mãe, Manuela Góes, elogiou o atendimento recebido na unidade.
Acidentes de trânsito lideram internações
Os acidentes de trânsito resultaram em 287 internações na rede estadual durante o período. Do total, 203 vítimas eram motociclistas, o que representa cerca de 70% dos casos atendidos.
Atendimento digital reduz demanda nos prontos-socorros
Cerca de 60% dos atendimentos registrados foram classificados como de baixa urgência. Para esses casos, a SES-AM orienta o uso do aplicativo Saúde AM Digital, que permite consulta médica sem sair de casa.
Consulta rápida e gratuita
O serviço conta com médicos de plantão 24 horas, e o tempo de espera para atendimento não ultrapassa 20 minutos, segundo a secretaria.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




