O primeiro turno da edição 2020/2021 do Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato nacional masculino da modalidade, apresentou média inferior a um caso positivo do novo coronavírus (covid-19) por dia, entre atletas, membros de comissão técnica e árbitros, desde o início da competição, em novembro. A estatística consta no relatório divulgado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do torneio.
Segundo o relatório, ao longo dos primeiros 68 dias da atual temporada do NBB, foram feitos 4.608 testes da covid-19, com 61 deles positivos para o vírus. A média de 0,9 casos/dia, de acordo com a LNB, é inferior à observada nos primeiros 21 dias do torneio, de 1,24 casos/dia, entre novembro e dezembro. Conforme nota divulgada pela liga, “foram produzidos vídeos educativos e informativos para os profissionais de todas as áreas envolvidas com a competição, com intuito de aprimorar ainda mais o sistema e proporcionar uma competição mais segura possível”.
“Sentimos ali a necessidade de reforçar a mensagem e passar aos atletas que, por mais que o início do campeonato tenha apontado poucos casos, não poderíamos relaxar na atenção ao protocolo da competição. As equipes entenderam a necessidade de ter uma rigidez maior nos procedimentos e, agora, com os casos aumentando no país de uma maneira geral, temos que estar mais atentos ainda”, disse o diretor técnico-operacional da LNB, Paulo Bassul, no comunicado à imprensa.
Por conta da pandemia, a competição é disputada em sistema de sedes, para reduzir os deslocamentos e aumentar o controle sanitário. O protocolo prevê que 72 horas antes do início de cada sede, atletas, comissão técnica e árbitros sejam submetidos a um teste PCR ou a dois de antígeno (com espaço de 48 horas entre um e outro). Quando chegam ao local em que se situa o ginásio no qual atuarão, os times têm que fazer um exame de antígeno na manhã do primeiro jogo e das partidas subsequentes.
Segundo turno
Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)
O segundo turno começa com duas sedes simultâneas. Na última segunda-feira (25), o ginásio Henrique Villaboim, na capital paulista, recebeu as vitórias do São Paulo sobre o Caxias do Sul por 86 a 81, do Pinheiros (time da casa) para cima do Bauru por 72 a 60 e do Sesi Franca diante do Corinthians por 84 a 81.
Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)
Nesta terça-feira (26), o triunfo do Pato Basquete sobre o Brasília por 98 a 76 abriu a sede do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A primeira rodada no ginásio carioca será completa com as partidas entre Campo Mourão e Unifacisa, às 14h (horário de Brasília), e Flamengo contra Fortaleza Basquete Cearense, às 20h.
Outros seis locais ainda receberão jogos do NBB até o fim da primeira fase: a Arena Minas, em Belo Horizonte; e os ginásios da Associação dos Empregados da Companhia Energética de Brasília (ASCEB), em Brasília; Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP); Wlamir Marques, Antonio Prado Júnior e Morumbi (os três na capital paulista).
Copa Super 8
O Flamengo é o primeiro time brasileiro garantido na edição 2022 da Champions League das Américas, a “Libertadores” do basquete masculino. No sábado (23), o Rubro-Negro derrotou o São Paulo por 79 a 71 e garantiu o título da Copa Super 8, torneio que reuniu os oito times de melhor campanha no primeiro turno do NBB. A competição foi toda realizada no ginásio Antônio Prado Júnior, do Paulistano. O ala-pivô Olivinha, com 19 pontos, foi o cestinha da partida.
Uma publicação compartilhada por Time Flamengo (@timeflamengo)
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram