Nepshu da Fuham tem trabalho reconhecido pela SES como destaque de 2024 | FUHAM

Nepshu da Fuham tem trabalho reconhecido pela SES como destaque de 2024 | FUHAM

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) foi reconhecido como um dos destaques do ano de 2024, em evento realizado na última sexta-feira (06/12), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) e pela Gerência de Educação em Saúde e Humanização. Durante a programação, 12 núcleos foram premiados por cumprirem todas as metas estabelecidas para o período, dentre eles, o da Fuham.

O encontro, que aconteceu no auditório da Faculdade Fametro, no bairro da Cachoeirinha, zona Sul, reuniu representantes dos 59 núcleos ativos na rede do Estado e foi a oportunidade para todos apresentarem um balanço das atividades realizadas neste ano e discutir estratégias para 2025. Lídia Vale e Jackeline Máximo representaram a Fuham no evento.

WhatsApp Image 2024-12-09 at 13.14.42
Para Jackeline Máximo, membro do Nepshu/Fuham que esteve presente no evento, o Núcleo representa uma experiência de muito aprendizado e desafios, mas que vem se evidenciando como positiva para a instituição.
“É uma experiência nova, de muito aprendizado e inúmeros desafios, mas uma jornada exitosa. Entendemos que há muito a ser feito e que o Nepshu é uma ferramenta, um instrumento fundamental para o alcance da Humanização na Saúde, através da capacitação permanente e sensibilização dos trabalhadores da saúde, gestores e usuários”, explica Jackeline.
Os Nepshu são responsáveis pela implementação de treinamentos, capacitações e ações nas unidades de saúde do Estado com vistas no aprimoramento da qualidade do atendimento aos usuários.
Através dos núcleos as unidades tem desenvolvido ações que reforçam a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH)/Ministério da Saúde, no cotidiano dos serviços de saúde, estimulando a comunicação e o diálogo, o acolhimento, a gestão participativa e a criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento de ambientes saudáveis, acolhedores e confortáveis.
Para 2025, após um ano em que os núcleos evidenciaram a importância da humanização na saúde, os desafios seguem, destacando a importância do envolvimento de todos os seus participantes: profissionais de saúde, gestores e usuários.
“A jornada de um ano evidenciou que há necessidade de uma mudança de cultura e que isso depende do compromisso de todos os envolvidos”, finaliza Jackeline.
Os 12 núcleos que se destacaram foram os dos hospitais Geraldo da Rocha, 28 de Agosto e Platão Araújo, dos SPAs Joventina Dias e São Raimundo, das fundações Alfredo da Matta e Hemoam, da maternidade Azilda Marreiro, CAIC+ Dra. Josephina de Mello, Policlínica João dos Santos Braga e da UPA José Rodrigues. Todos os representantes receberam certificados.

Nepshu Fuham

O Nepshu Fuham é coordenado pela assistente social Darcy de Amorim e integrado pelas servidoras Isabelle de Oliveira (fisioterapeuta/vice-coordenadora), Lídia Matos (assistente social/secreária), Jackeline Maximo (contadora/ membro), Eliane Brandão (enfermeira/membro), Sirley de Oliveira (técnica de nível superior/membro), Raquel Reis (servidora comissionada/ membro), Maria Leide Pinto (agente administrativo/membro), Lília Roy (médica/membro) e Simone Carol (relações públicas/membro).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *