O Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (Nepshu) da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) foi reconhecido como um dos destaques do ano de 2024, em evento realizado na última sexta-feira (06/12), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGTES) e pela Gerência de Educação em Saúde e Humanização. Durante a programação, 12 núcleos foram premiados por cumprirem todas as metas estabelecidas para o período, dentre eles, o da Fuham.
O encontro, que aconteceu no auditório da Faculdade Fametro, no bairro da Cachoeirinha, zona Sul, reuniu representantes dos 59 núcleos ativos na rede do Estado e foi a oportunidade para todos apresentarem um balanço das atividades realizadas neste ano e discutir estratégias para 2025. Lídia Vale e Jackeline Máximo representaram a Fuham no evento.
Para Jackeline Máximo, membro do Nepshu/Fuham que esteve presente no evento, o Núcleo representa uma experiência de muito aprendizado e desafios, mas que vem se evidenciando como positiva para a instituição.
“É uma experiência nova, de muito aprendizado e inúmeros desafios, mas uma jornada exitosa. Entendemos que há muito a ser feito e que o Nepshu é uma ferramenta, um instrumento fundamental para o alcance da Humanização na Saúde, através da capacitação permanente e sensibilização dos trabalhadores da saúde, gestores e usuários”, explica Jackeline.
Os Nepshu são responsáveis pela implementação de treinamentos, capacitações e ações nas unidades de saúde do Estado com vistas no aprimoramento da qualidade do atendimento aos usuários.
Através dos núcleos as unidades tem desenvolvido ações que reforçam a implementação da Política Nacional de Humanização (PNH)/Ministério da Saúde, no cotidiano dos serviços de saúde, estimulando a comunicação e o diálogo, o acolhimento, a gestão participativa e a criação de mecanismos que propiciem o desenvolvimento de ambientes saudáveis, acolhedores e confortáveis.
Para 2025, após um ano em que os núcleos evidenciaram a importância da humanização na saúde, os desafios seguem, destacando a importância do envolvimento de todos os seus participantes: profissionais de saúde, gestores e usuários.
“A jornada de um ano evidenciou que há necessidade de uma mudança de cultura e que isso depende do compromisso de todos os envolvidos”, finaliza Jackeline.
Os 12 núcleos que se destacaram foram os dos hospitais Geraldo da Rocha, 28 de Agosto e Platão Araújo, dos SPAs Joventina Dias e São Raimundo, das fundações Alfredo da Matta e Hemoam, da maternidade Azilda Marreiro, CAIC+ Dra. Josephina de Mello, Policlínica João dos Santos Braga e da UPA José Rodrigues. Todos os representantes receberam certificados.
Nepshu Fuham
O Nepshu Fuham é coordenado pela assistente social Darcy de Amorim e integrado pelas servidoras Isabelle de Oliveira (fisioterapeuta/vice-coordenadora), Lídia Matos (assistente social/secreária), Jackeline Maximo (contadora/ membro), Eliane Brandão (enfermeira/membro), Sirley de Oliveira (técnica de nível superior/membro), Raquel Reis (servidora comissionada/ membro), Maria Leide Pinto (agente administrativo/membro), Lília Roy (médica/membro) e Simone Carol (relações públicas/membro).
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Tenha mas engajamentos reais em seu instagram