Neymar marca de pênalti e garante vitória do Brasil sobre Japão em amistoso truncado

Brasil venceu o Japão nesta segunda-feira (6) em amistoso preparatório para a Copa do Mundo do Qatar no Estádio Nacional de Tóquio. Neymar marcou o único gol do jogo, de pênalti.

O placar simples foi reflexo de uma partida truncada. Os japoneses se fecharam totalmente na defesa, principalmente no primeiro tempo, e dificultaram as infiltrações de ataque da Seleção Canarinho. Somente na primeira etapa, foram 15 finalizações contra duas para o Brasil, com seis delas bloqueadas. A posse de bola ficou em 64% a 36%.

Triunfo difícil

Os brasileiros criaram chances na primeira metade do jogo, mas sem muito perigo. As oportunidades melhoraram no segundo tempo, com a entrada de alguns jogadores, entre eles, Richarlison. O atacante deu uma nova dinâmica mais fluída para a movimentação em campo e foi com ele que lance do gol começou.

Aos 29 minutos do tempo complementar, Guilherme Arana emendou no travessão após bate e rebate na grande área. Na sobra, Endo derrubou Richarlison quando o atacante estava prestes a finalizar de frente para o gol, e o pênalti para o Brasil foi marcado.

Neymar foi para a cobrança. Ele caminhou devagar para a bola, com pequenas paradinhas no caminho e bateu no canto esquerdo para balançar as redes. O goleiro pulou no outro lado da meta e ficou só olhando a redonda entrar.

Recordes de Neymar

O atacante do PSG fez história nesta segunda-feira após esse gol. Ele chegou assim a 415 tentos marcados na carreira, em 674 jogos disputados. Essa marca ultrapassa a de Ronaldo Fenômeno, que balançou as redes 414 vezes em 616 partidas.

O recorde de Pelé com a camisa do Brasil também fica próximo para Neymar. Ele tem agora 74 gols registrados com a Canarinho em 119 partidas. O Rei do Futebol marcou 77 vezes pela Seleção em 91 jogos.

Mais nada de grande destaque aconteceu então até o final. O Brasil finalizou assim a sua sequência de dois amistosos com um jogo bem mais duro do que contra a Coréia do Sul no último dia 2 de junho. O placar foi de goleada por 5 a 1 na ocasião em Seul.