Nível do Rio Negro desce 9 cm desde início da vazante em Manaus

Manaus- O Rio Negro já desceu 9 cm desde o dia 23 de junho até está quarta-feira (3), segundo dados obtidos pelo Porto de Manaus. No mesmo período do ano passado, onde se registrou a maior estiagem do Estado do Amazonas, o rio já havida descido mais de 20 cm.
(Foto Reinaldo Okita/ Arquivo GDC)
De acordo com os dados, atualmente o Rio Negro está em 26,76m e já desceu 9cm desde o dia 23 de junho quando o rio estava em 26.84m, marcando a queda de 1 centímetro no início da vazante.
A previsão é que o Amazonas enfrente uma das maiores secas neste ano de 2024, segundo o Serviço Geológico do Brasil – SGB.
Confira os dados do Porto de Manaus
Seca histórica
O Amazonas registrou a maior seca da história do Estado em 121 anos, com 12,70m, registrado pelo Porto de Manaus no dia 26 de outubro de 2023.
A marca supera a seca mais extrema já registrada do Rio Negro, em 2010, que registrou 13,63m. Todos os 62 municípios amazonenses ficaram em situação de emergência.
Alerta Sindarma
O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) emitiu esta semana, novo alerta para as transportadoras de cargas, e também para a sociedade, sobre o baixo nível em que se encontram os principais rios e bacias fluviais no Estado em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foi registrada a maior seca da história.
O primeiro alerta foi emitido em fevereiro deste ano, com base em dados e informações coletadas pelas próprias transportadoras no período e que agora se confirmam com o início “oficial” da estiagem. Segundo o Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), entre abril de 2023 e abril de 2024, foi registrado um déficit de 27% no volume das chuvas na região.
Na semana passada, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa, apresentou prognóstico de estiagem severa em 14 estações de monitoramento entre os meses de setembro a novembro, podendo chegar próximo da mínima histórica, ou mesmo ultrapassá-la, impactando municípios nas bacias do Madeira, Negro, Solimões e Tapajós, com projeções de período mais crítico em Manicoré e Fonte Boa (Rio Madeira) e Tabatinga (Solimões) no mês de setembro e Manaus em novembro.

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

