Com relatos passados ao BDC Notícias, que os índios reclamam por cobrança de passagem dos parentes indígenas nas balsas e nas lanchas. Houve uma discussão no flutuante da associação dos Canoeiros entre os indígenas e associados sobre está situação. Com relatos que os índios foram barrados na entrada de uma das Balsas que da acesso alegando que houve uma denúncia sobre o excesso de pessoas nas balsas e que isso estava prejudicando o trabalho do transporte fluvial.
Algumas lideranças desceram até o flutuante para buscar saber oque se passava no momento e houve muita discussão entre as partes sobre um dizendo que o dono da balsa tinha dito que foi os Canoeiros que denunciaram e assim o presidente da associação pediu que se provasse o que o dono da balsa disse e que isso não tinha procedência.
No momento da situação, teve um dos indígenas que quebrou a placa de boas vindas que fica na boca da estrada.
"Eduardo a estrada até o momento está bloqueada pelos os indígenas que alegam falta de respeito aos parentes e nada passa até os mesmos chegarem a um acordo com o transporte fluvial, só sei que isso está prejudicando a população e Nos do transporte terrestre que não temos nada haver com essa situação, por qualquer coisa os índios já querem bloquear a estrada" Ressaltou um Motorista Que Não Quer se identificar.