07/02/2020 às 11h30min - Atualizada em 07/02/2020 às 11h30min

Dieta para engordar: descubra maneiras de ganhar massa muscular com saúde

Redação
AesCare
Louis Hansel on Unsplash
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, existem sim milhares de indivíduos que precisam recorrer a dieta para engordar.
 
Se você é uma dessas pessoas, descubra agora as melhores maneiras de ganhar massa muscular com saúde e sair da magreza.
 
Assim, você pode garantir um corpo mais curvilíneo e que realmente combine com a imagem que gostaria de ver no espelho.
 
Então, vamos lá?
 

Por que fazer uma dieta para engordar?




Antes de mais nada, a dieta para engordar não tem nenhuma relação com comer tudo o que aparecer à sua frente, se encher de alimentos gordurosos ou mesmo abandonar as atividades físicas.
 
Em suma, a dieta para engordar é focada no ganho da massa magra ou na massa muscular.
 
Dessa maneira, não se trata de ganhar gordura e pneuzinhos, mas músculos que deem sustentação ao corpo.
 
Geralmente, esse tipo de dieta é indicado para pessoas que vão para a academia e querem ter um corpo mais definido.
 
Entretanto, também é uma pratica comum em pacientes que sofreram com algum distúrbio alimentar, como a anorexia e bulimia, ou mesmo para quem está abaixo do peso, seja por questões de saúde ou não.
 
Por exemplo, pacientes que passaram muitos meses acamados sofrem com a perda de massa, sobrando apenas uma camada fina de tecidos, músculos e gorduras antes da pele.
 
Em todos esses casos, a alimentação deve ser focada em um plano saudável, que permita o ganho de peso sem comprometer a saúde e sem exceder os tecidos adiposos do corpo.
 

Dicas para ganhar massa muscular com saúde

 Aumentar o número de refeições diárias:

Uma das principais maneiras de ganhar massa muscular com saúde é aumentando o número de refeições diárias.
 
Em suma, o músculo precisa de combustível para crescer, logo, a alimentação é responsável por fazer todo o seu corpo funcionar e evitar a queima excessiva de calorias e massa muscular.
 
Seguindo essa linha, é preciso dar mais do que o seu corpo gasta, evitando assim a queima do que está armazenado.
 
Na maior parte das vezes, isso significa comer a cada três horas.



Entretanto, é preciso conversar com um profissional que avalie o seu gasto metabólico para definir o melhor número de refeições.
 

Aumente o consumo de alimentos adequados:

 
Muitas vezes, ao pensar em uma dieta para engordar, você acaba imaginando que se trata apenas de ingerir alimentos ricos em gordura, como as frituras, carnes, carboidratos e assim por diante.
 
Mas lembre-se, o foco é ganhar músculos ou massa magra com saúde. Ou seja, isso não deve ser a base das suas refeições.
 
Por isso, existem métodos mais garantidos de como engordar com facilidade e sem significar pneus de pura gordura.
 
Assim, é indicado o consumo de boas doses e proteínas e gorduras boas em todas as suas refeições, bem como o aumento no consumo de alguns grupos de alimentos, como os grãos integrais e leguminosas.
 
No mais, também é preciso balancear cada refeição para ter o ganho de peso controlado.
 
Queijos, iogurtes, frutas e outras porções também vão fazer parte dessa nova rotina.
 

Prática regular de atividades físicas:

Ainda que os exercícios físicos sejam mais recomendados quando o foco é perder peso, dá sim para aliar uma rotina ativa com uma dieta para engordar.

 
Entretanto, nesses casos, o cuidado deve ser recobrado em relação a alimentação, já que é preciso suprir todo o gasto energético.
 
As atividades mais recomendadas quando o objetivo é ganhar massa muscular inclui a musculação, enquanto os aeróbicos, geralmente, devem ser evitados.
 
Porém, não existe uma regra que define o melhor para todas as pessoas, já que cada organismo funciona de uma maneira.



No mais, é preciso conversar e ter ao seu lado profissionais que acompanhem sua alimentação e prática de acordo com o objetivo, que é aumentar a proporção do músculo.
 

Evite alimentos que comprometem o seu apetite:

Um dos desafios para aqueles que tem dificuldade em engordar, tem o metabolismo rápido ou sentem pouca fome são os alimentos que cortam o apetite.
 
No geral, esses alimentos são besteiras que compõem, principalmente, os lanches e tem como foco segurar a fome, servindo como intermediários das refeições.
 
Para resolver esse problema, os alimentos a serem evitados são aqueles que enchem demais, como os carboidratos, chocolates, doces e biscoitos.
 
Acontece que, mesmo provocando o ganho de peso através das gorduras, que não é saudável, você vai se sentir cheio e mais lento.
 
Sendo assim, vai sentir menos vontade de se exercitar, cansaço e pode ter ganho de peso concentrado, como na barriga.
 

Uso de suplementos:

Na busca pelo aumento de músculo ou massa muscular, a dieta para engordar pode envolver o uso de alguns suplementos.
 
É comum que os nutricionistas recomendem esses suplementos quando a alimentação e prática física não são o suficiente, sendo preciso aumentar a composição alimentar.
 
Como se trata de uma suplementação, é necessário acompanhamento médico contínuo, para evitar o excesso de peso ou a alteração hormonal.
 
Além do mais, a escolha do suplemento deve ser feita com base no seu biótipo e necessidades energéticas.
 
Por isso, nunca é recomendado escolher os suplementos sem uma indicação profissional ou mesmo utilizar o mesmo suplemento que um amigo ou conhecido utiliza.
 

Dieta para engordar em casa – Cuidados


Se você preferir seguir todas essas dicas para começar a ganhar peso em casa, é preciso ter o cuidado em relação aos alimentos que escolhe.
 
Ao mesmo tempo, é preciso ter o cuidado com os exercícios físicos, evitando excessos, e garantir espaço para a recuperação muscular adequada.
 
Dessa maneira, durma ao menos sete horas todas as noites e persista.
 
Geralmente, é possível perceber o ganho de peso inicial em torno de três meses depois de iniciar as mudanças na rotina.
 
Mais importante que isso, para mudanças maiores, é preciso aguardar a média de seis meses.
 

Conclusão

Enfim, as dicas para engordar começam na alimentação e prática física, mas podem incluir o uso de suplementos, mais refeições ao dia e consumo de gorduras boas e proteínas.
 
Ainda está na dúvida? Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar e não se esqueça de compartilhar esse conteúdo.
 
Até o próximo post!

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