13/02/2020 às 09h27min - Atualizada em 13/02/2020 às 09h27min

JAZIDA DE POTÁSSIO É DESCOBERTA EM ITACOATIARA E ITAPIRANGA

Marcos Santos
Redação
Uma nova jazida de potássio foi descoberta recentemente nas cidades de Itacoatiara e Itapiranga, no Amazonas. Estimativas indicam que as reservas recém-descobertas são maiores que as encontradas em Autazes. A expectativa é que a exploração do minério atraia geração de emprego e renda e aumente a arrecadação de tributos no estado. A descoberta foi feita por uma empresa brasileira de mineração. 

Estudos geológicos revelaram a existência de áreas nos dois municípios com potencial para a produção de fertilizantes de potássio. No fim do ano passado, a mineradora enviou, à Agência Nacional de Mineração (ANM), Relatório Final de Pesquisa Mineral que confirmou a descoberta de potássio nas duas cidades amazonenses. 

Na comparação com Autazes, as reservas encontradas em Itacoatiara e Itapiranga representam vantagem em relação à localização, já que estão mais próximas à linha de transmissão Tucuruí-Manaus. Também estão situadas às margens do rio Amazonas – hidrovia que facilita o transporte para consumidores brasileiros e do exterior.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »