31/03/2020 às 14h57min - Atualizada em 31/03/2020 às 14h57min

BDC Noticias | Amazonas Já Registra 26 Pacientes Curados da COVID 19

Copyright © Portal Marcos Santos

Copyright © Portal Marcos Santos
Copyright © Portal Marcos Santos
O Amazonas já contabiliza 26 pacientes fora do período de transmissibilidade do novo coronavírus, de acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Rosemary Pinto. Até ontem (30/3), eram apenas quatro casos. 

Para ser considerado curado, o paciente com o novo coronavírus não pode apresentar mais sintomas e deverá ter cumprido os 14 dias de isolamento, que é o período de transmissibilidade da Covid-19. Rosemary explicou que o período de 14 dias de isolamento é uma média, sendo que esse prazo pode ou não aumentar de caso para caso. “Sete dias seria o período de incubação e sete dias, o período de transmissibilidade da Covid-19. Após isso, essa pessoa não representa mais risco para ninguém”, explicou.

Entenda o que é o período de transmissibilidade A pessoa entra em contato com alguém que tem o vírus e se contamina. Ela vai entrar no que é chamado de período de incubação, onde o vírus vai se multiplicar dentro dela e se alojar nas células nasofaringe, depois no pulmão e vai se multiplicar. De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, durante o período de incubação, a pessoa infectada não transmite o vírus. “A média desse período de incubação são sete dias”, informou. “Ela passa a transmitir o vírus a partir do momento em que ela apresenta os sintomas. Então, apresentou sintomas, durante sete dias, ela vai transmitir o vírus. Por isso que nós trabalhamos com período máximo de avaliação, de isolamento, de 14 dias”, completou.

Casos confirmados Nesta terça-feira (31/2), o Amazonas tem 175 casos confirmados de Covid-19, dos quais 24 são casos novos. A informação foi dada durante coletiva on-line da Susam (Secretaria de Estado de Saúde) e FVS-AM. Desse total, 159 casos são de Manaus e 16 oriundos do interior. Foram registradas três mortes por Covid-19 até esta terça-feira.  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »