06/10/2020 às 12h44min - Atualizada em 06/10/2020 às 12h44min

​Premiado escritor e artista de origem indígena comemora 20 anos de carreira, em Nova Olinda

REDAÇÃO
REDAÇÃO
03 de outubro é a data que aniversaria Yaguarê Yamã, mais conhecido em Nova Olinda do Norte como Professor Ozias. Seu nome de batismo completo é Ozias Yaguarê Yamã Glória de Oliveira Aripunãguá. Ele que leciona efetivamente desde 2004 pela SEDUC e neste ano, no CETI. 

Nascido no Paraná do Urariá, Yaguarê precisou viajar para São Paulo, onde se formou em Geografia e Geopolítica, para poder se tornar escritor. De volta a sua terra natal, trouxe consigo seu projeto denominado "de volta às origens" onde o implementou, tirando Nova Olinda de último lugar em população indígena para o quinto lugar entre os município do estado do Amazonas.

Hoje, famoso por seus livros de contos e de literatura fantástica, tem conquistado importantes prêmios que vai desde os nacionais aos internacionais como o WHITE RAVENS, de Munique, além de passagem por eventos literários como o FESTIVAL INTERNACIONAL DE PARATY , FEIRA DEL LIBRO DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA, FEIRA DEL LIBRO DE CHILE e BIENAIS de São Paulo. 

Mas além de escritor, Yaguarê é também é conhecido também nas artes plásticas, tendo algumas de suas obras esculpidas em painéis de bronze expostas permanentemente no Memorial da América Latina SP e no Museu do MAM também de SP. Como ativista indígena, é líder político consagrado como concientizador social e palestrante de temáticas indígena e ambiental - atividade reconhecida até pela Universidade de Campinas e pela UNESCO.

Como ativista cultural e compositor, tem sido Conselheiro de Arte do Boi Bumbá Caprichoso, de Parintins, para quem também faz toada ritualística para o festival. Também já trabalhou como Coordenador de Cultura e Educação da Fundação Estadual do Índio (FEI), órgão do governo do estado do Amazonas.
Autor de 29 livros. Hoje, Yaguarê comemora 20 anos de carreira. É 
apontado como um dos escritores brasileiros contemporâneos mais reconhecidos e um dos maiores da literatura indígena, conceito literário que ajudou a criar.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »