26/11/2020 às 19h16min - Atualizada em 26/11/2020 às 19h16min

​COLUNA | ACS, uma profissão realizada com dedicação e amor a saúde dos Autazes

POR: Eduardo Sampaio

REDAÇÃO - BDC NOTICIAS.
POR: Eduardo Sampaio
O trabalho objetivou identificar as ações desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) no município de Autazes. A maioria realiza o cadastro e visita familiar, identifica as famílias de risco e informa à equipe, orienta quanto ao uso dos serviços de saúde, encaminha e agenda consultas/exames, realiza educação em saúde com as famílias e participa de reflexão do trabalho em equipe. 

O ACS praticamente faz parte de cada família que os mesmos visitam em Autazes, criando um ciclo de amizade e companheirismo entre o profissional e quem o recebe em sua casa.  O ACS é o elemento nuclear das ações em saúde e como é bom ver que essa equipe de saúde que conhece mas do que ninguém os problemas em loco, assim ouvindo e levando as informações aos órgão competentes para cada caso, ter e buscar uma solução. 

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), que se encontra inserido na saúde da família ele desenvolve atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de ações educativas individuais e coletivas, nos domicílios e na comunidade, sob supervisão competente. Hoje em Autazes os ACS, tem recebido valorização do seu trabalho pelo poder público, onde os mesmos já receberam, tablets, bicicletas, motocicletas e por último, um olhar para os que também tem feito o seu trabalho na zona rural, onde foram entregues 60 motores rabetas e Canoas para facilitar e levar o melhor atendimento para quem vive no interior.

Parabéns ao poder público, ao gestor deste município que tem olhado de frente para a saúde de Autazes e feito a sua parte para que a saúde tenha a sua prioridade, e está tendo na gestão atual do senhor Prefeito Andreson Cavalcante e seu vice Marcelo Tupinambá.

Leel Oliveira publicou em sua rede social.

"Só agradecer mais uma vez o Prefeito Andreson Cavalcante pelo apoio que tem dado as nossas UBS's na distribuição de motocicletas, rabetas, tablets e um olhar diferenciado a nos ACS. Pois esses equipamentos nos auxiliam nas visitas domiciliares aos nossos pacientes acamados( realizando pequenos curativos) e monitoramento da COVID 19
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »