01/12/2020 às 11h35min - Atualizada em 01/12/2020 às 11h35min

COLUNA MILTON | A pecuária no município de Autazes

REDAÇÃO - BDC NOTICIAS.
REDAÇÃO
Como disse na coluna anterior, a pecuária leiteira é a base econômica do município de Autazes, isso é fato, a produção leiteira e a fabricação de queijo artesanal data de muitos anos. O que deu a fama para o município de Terra do leite e do Queijo tanto que Autazes tem duas festas relacionadas a sua principal fonte econômica, a Festa do Leite que é acompanhada pela Feira Agropecuária e a Festa do Queijo.

Mas... como anda a pecuária no município? Autazes ainda é o maior produtor de leite do estado? Meus caros leitores, há divergências na opinião de alguns, mas acredito que Autazes ainda é um dos maiores produtores de leite do Estado do Amazonas e o maior produtor de leite de búfala deste Estado. Alias em 2006 segundo dados do IBGE, Autazes era o maior produtor de leite de búfala do Brasil. Mas por que caímos tanto nesses aspectos? 

Questões estas que alguns produtores atribuem a falta de apoio tanto técnico quanto governamental, mas também muitos ainda possuem pastagens cansadas devido ao intenso uso sem pousio para estas áreas. A falta de manutenção de pastagens, áreas degradas, plantas invasoras, capins não adequados para a dieta de vacas leiteiras e a genética animal contribui e muito para o desgaste de nossa pecuária leiteira. Alguns fazendeiros se queixam dos preços dos fertilizantes, das sementes, das rações, etc. e também da logística para a chegada desses insumos ao município. 

Com uma nova geração de pecuarista, as tecnologias que antes não eram empregadas nas fazendas, são possíveis encontrar em algumas propriedades no município, como a rotação de pastagens, capins adequados para determinada criação, animais geneticamente melhores, capineiras manejadas de forma correta, preparo da área de pastagens, etc.

O município de Autazes avança cada vez mais na pecuária leiteira e na produção de seus derivados. 
Em relação a produção de leite. Se não somos hoje os maiores produtores de leite do estado, isso não discuto ainda, mas o NOSSO QUEIJO, SEM DÚVIDAS, CONTINUA SENDO O MELHOR.

Milton Carmona

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal do Amazonas – UFAM

Autazense raiz, neto do saudoso Miguel Cardoso, filho do Sr. Carmona e Erineia Rebelo.

Está sempre atento aos assuntos relacionados ao setor primário de Autazes.

Com paixão pela sua área de formação e pelo setor, resolve escrever essa coluna.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »