16/12/2020 às 11h20min - Atualizada em 16/12/2020 às 11h20min

Nova Olinda | Prefeito, vice prefeito e vereadores são diplomados pelo TRE

Reportagem: Jackson Salvaterra Fotos: Jailson Silva
Reportagem: Jackson Salvaterra Fotos: Jailson Silva
A solenidade de Diplomação dos eleitos no pleito de 2020 foi na quadra poliesportiva do Centro de tempo integral Professora Rosária Marinho Paes, no bairro Vale do Sol II em Nova Olinda do Norte na tarde desta terça-feira (15), Prefeito, Vice Prefeito e vereadores. 13 vereadores receberam do TRE seus diplomas que da direito a exercer o cargo do legislativo  a partir de 01 de janeiro de 2021. A diplomação é a ultima etapa executada pela justiça eleitoral nas eleições e atestam que os políticos estão aptos para assumir e exercer seus respectivos mandatos.

A solenidade de entrega dos diplomas foi feita pela a juíza eleitoral da 35 zona eleitoral, Daniele Monteiro. Em seu discurso a magistrada destacou a importância do evento para os parlamentares que a partir de janeiro de 2021, irão exercer o mandato.

“Fiquei feliz nesse momento de pandemia que tudo ta acontecendo de forma virtual, de ter decidido comparecer nessa cerimônia para que a população perceba que o poder judiciário não está ausente, que a justiça eleitoral se faz presente na vida das pessoas, e hoje é um dia especial para a cidade de Nova Olinda”. Destacou Daniele Monteiro Fernandes Augusto, Juíza Eleitoral da 35ª Zona Eleitoral.


O primeiro a ser Diplomado foi o prefeito reeleito Adenilson Lima Reis (MDB) e o Vice Noé da Silveira Barros, que receberam das mãos da Juíza do Pleito, em seguida os vereadores por ordem de votação.Em seu discurso de agradecimento, o prefeito reeleito do município, disse que sempre sonhou ser prefeito de sua cidade. “Hoje passa um filme na minha cabeça, alguém me perguntou: Prefeito, qual a sensação do 4º diploma de prefeito? Eu disse que é muito emocionante porque representa muitas coisas, dentre elas, sonhos, realizações, família, transição entre mãe presente e mãe ausente. Sonhei em ser prefeito dessa CIDADE AOS 10 ANOS e hoje chegamos ao 4º mandato”. Relembrou Adenilson Reis, prefeito de Nova Olinda do Norte.

Jorge Willian Biazzi do Partido Progressista foi o vereador mais votado com 758 e vai assumir dia 1º de janeiro de 2021 um mandato voltado a inclusão, tema de sua campanha. “Será um trabalho árduo, no qual todos os dias devemos buscar a pacificação entre nós, representantes do povo que sejamos parlamentares sábios em que possamos aceitar as diferentes opiniões”, disse Biazzi, vereador.


Diplomação;

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e está prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral. Não será diplomado o candidato que estiver com o registro indeferido, ainda que o recurso esteja pendente de julgamento. O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. Sem o diploma, eles não podem assumir o cargo. Já para os suplentes, a diplomação será online, os diplomas serão disponibilizados no formato PDF no site do TRE, através de uma página específica para emissão e validação do documento após a entrega da prestação de contas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »