18/12/2020 às 17h57min - Atualizada em 19/12/2020 às 00h00min

Atividades virtuais nunca antes imaginadas

Atividades tipicamente presenciais foram adaptadas e passaram a ser oferecidas também em formato virtual

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Imprensa
 

Com a chegada da pandemia, as pessoas foram orientadas a evitar o contato social para prevenir a contaminação. Dessa forma, optando por não sair de casa, a forma de consumo de produtos e serviços se digitalizou e o mindset das empresas também precisou ser revisto. Segundo a pesquisa Global Digital Trust Insights Survey 2021, realizada pela consultoria PwC, 40% das instituições entrevistadas aceleraram a digitalização de processos de março a novembro.

Assim sendo, atividades tipicamente presenciais foram adaptadas e passaram a ser oferecidas também em formato virtual. Abaixo listamos as mais inusitadas delas:

  • Internacionalização de empresas: por conta da pandemia, as instituições realizadoras do StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups, decidiram realizar uma missão virtual para continuar apoiando a inserção de empresas brasileiras em outros países, mas de forma segura. Dessa forma, entre outubro a dezembro, 40 startups participaram de uma imersão virtual no ecossistema colombiano. Durante esse período, ocorreram atividades como: mentoria tecnológica e internacionalização; reuniões com atores do mercado local; serviços de matchmaking; contato com potenciais clientes, parceiros e investidores; e Demodays.
     
  • Sistemas de telefonia de maneira digital: com a chegada da pandemia e com a necessidade do trabalho remoto, que antes engatinhava aqui no Brasil, muitas empresas se viram em uma encruzilhada: como continuar realizando o atendimento aos clientes com a equipe toda em casa? Por sorte, soluções como a telefonia em nuvem (ou VoIP) oferecidas pela Nvoip – startup mineira do ramo de telecomunicação – podem ser grandes aliadas do seu negócio. Por meio das URAs (Unidades de Resposta Audível), é possível controlar os fluxos de ligação e programar atendimentos automáticos, garantindo interação e direcionamentos corretos para os usuários. Além disso, o VoIP também permite a integração com outros sistemas de comunicação.
     
  • Sistema de análise preditiva: Você sabia que hoje é possível entender o comportamento do seu consumidor com base em dados, algoritmos e Machine Learning? Chamada de análise preditiva, a metodologia tem ganhado cada vez mais espaço no mercado, uma vez que antecipa tendências e ajuda as organizações a realizarem projeções. A Simon, startup que oferece plataforma digital de Inteligência Artificial para as Operações de TI (AIOPS), Autonomous Business Analytics e Machine learning, é especializada em mapear, correlacionar e automatizar ações, com o intuito de otimizar a performance de sistemas online, além de ser expert em análise preditiva.
     
  • Terceirização de vendas online: vender online tornou-se mais que uma tendência e virou necessidade com a chegada da pandemia. Mas, vender online demanda conhecimento e equipe especializada. Para otimizar esse serviço, a SalesFarm é a primeira plataforma que terceiriza a força de vendas por meio de um software e tem como objetivo conectar empreendedores e vendedores. Fundada em março de 2020, a empresa inova ao oferecer uma ferramenta completa para vendedores terem a oportunidade de garantir sua renda de forma totalmente remota, e para empreendedores que estão em busca de soluções inteligentes para capilarizar ainda mais seus negócios.
     
  • Busca, pré-análise e gestão de documentos: um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é a burocracia que atrasa processos e se torna um obstáculo para a tomada de decisão. Um estudo feito pela FIESP, apontou que 90% das empresas entrevistadas enxergam a burocracia interna como um dificultador no desenvolvimento econômico e da competitividade do negócio.  Essa demora se dava principalmente porque antes os trâmites obrigatoriamente eram feitos presencialmente. Hoje, é possível dar mais eficiência nos processos internos, diminuir os custos e ainda melhorar o rendimento nas operações, por meio de soluções como a da Docket. Com a ferramenta da empresa, é possível realizar a busca, pré-análise, fazer a gestão de documentos e ter visibilidade de cada etapa dessas operações, possibilitando que as empresas ganhem agilidade nas tomadas de decisões e uma redução de até 80% no tempo da obtenção dos documentos.
     
  • Rastreamento de patrimônio: Nos últimos anos, a frota de veículos aumentou consideravelmente, segundo o Mapa da Motorização Individual. A frota brasileira de carros cresceu 77% em 10 anos e com esse crescimento, os casos de furtos e roubos de veículos têm se tornado corriqueiros. Para evitar maiores prejuízos, uma alternativa é apostar em dispositivos de rastreamento que podem ser monitorados em real time por meio da central de rastreamento. Uma das empresas que têm sido determinante para essa segurança digital é a Getrak, maior provedora de tecnologia para rastreamento e IoT da América Latina, a startup oferece para o mercado a tecnologia robustas para as empresas e também uma  Central de Rastreamento completa.
     
  • Produtividade de processos: A tecnologia tem ajudado as usinas e minas principalmente no que diz respeito a ganho da produtividade de processos, permitindo uma redução em até 8% em manutenção corretiva de máquinas pesadas, o controle da temperatura do líquido de arrefecimento das máquinas de forma automática, e permitindo o envio das informações direto da operação para o centro de controle. O que antes eram passadas com atrasos de semanas, ou mesmo se perdiam, agora são visualizadas quando acontecem por meio da GaussFleet, maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, de forma online sem a necessidade de ter uma mão de obra alocada nelas.
     
  • Investimento alternativo: Investir em uma modalidade altamente lucrativa é o melhor caminho. Geralmente, eles estão ligados a projetos específicos da economia real, onde o investidor pode financiar ou se tornar sócio de empreendimentos em diversas áreas, de forma rentável e segura. Para quem deseja realizar investir nessa modalidade, a Bloxs Investimentos, é uma ótima opção, a plataforma é pioneira em investimentos alternativos no Brasil, e tem como missão democratizar o acesso dos investidores individuais a projetos da economia real de alta qualidade e a partir de operações 100% online e com a regulamentação da CVM.
     
  • Crédito educacional descomplicado: A Provi, fintech que tem como objetivo de revolucionar a educação por meio de crédito descomplicado, financia o curso desejado com os parceiros selecionados e em até 24x sem juros no boleto.O grande diferencial deles é que o histórico de crédito de uma pessoa não pode servir como barreira na hora de estudar e, por isso, a famosa análise no SPC/Serasa não é o único fator levada em consideração na hora de aprovar um financiamento.
     
  • Flexibilização curricular: Fundado em 2017 por Bruno Berchielli, o Blox tem o propósito de revolucionar a educação formal oferecendo autonomia ao estudante em criar suas trilhas de aprendizado, escolhendo os temas mais relevantes para a própria formação. A EdTech especialista em flexibilização curricular para Ensino Médio e Ensino Superior é uma alternativa ao tradicional "Sistema Seriado" de ensino, uma proposta única e interativa, que inverte a lógica da educação. Com o Blox, o aluno realiza suas escolhas de disciplinas, acompanha seu desenvolvimento de áreas e competências e a instituição gere facilmente currículos flexíveis.
     
  • Gestão de pessoas: O trabalho remoto se tornou uma prática comum entre empresas de todos os portes, mas, gestores e profissionais de RH encontraram grandes dificuldades em gerir pessoas com o sistema implantado. Como saber se um colaborador está tendo um bom desempenho? Como medir suas dificuldades e acertos? Pensando nisso, a Sólides, plataforma completa de gestão comportamental e People Analytics, possibilita medir o clima organizacional, conhecer o perfil de cada funcionário, realizar planejamentos, entre outras funcionalidades para aumentar a produtividade dos colaboradores, mesmo à distância.
     
  • Autenticação por biometria facial: Garantir a presença de um funcionário que está em home office, ou até mesmo autenticar um aluno que irá participar da aula online virou um grande desafio para empresas e instituições de ensino. Por conta disso, algumas medidas precisaram ser implementadas por essas instituições. A FullFace, empresa brasileira de biometria facial, é um exemplo de solução que contribui empresários e professores a identificarem por meio do reconhecimento facial, se é mesmo a pessoa quem está no local e momento necessário, garantindo a segurança de todos que não precisam sair de suas casas.
     
  • Organização de dados para alavancar um negócio: Com a crise atual, muitas empresas tiveram que rever seus orçamentos, diminuir gastos e readequar processos para continuar operando, mesmo que à distância. Para alcançar esses objetivos, a tecnologia em nuvem tem sido uma boa alternativa para os empresários e gestores, pois, ao aplicá-la nos departamentos, é possível obter maior produtividade, eficiência operacional, redução de custos e riscos. A SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios é um exemplo de companhia que oferece esses benefícios e contribui para gerar agilidade, escalabilidade, segurança e melhor tempo de resposta entre as operações.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »