30/01/2021 às 12h35min - Atualizada em 30/01/2021 às 12h35min

23 pacientes de covid-19 transferidos a outros estados retornam a Manaus

Da Redação, com informações da Secom
REDAÇÃO - Eduardo Sampaio:92 981316685
(Foto: Mauro Neto/Secom)
MANAUS – Mais 23 pacientes transferidos de Manaus para outros Estados para tratamento de Covid-19 retornaram a Manaus, na noite de quinta-feira, 28, e madrugada desta sexta-feira. 29. Eles estavam nas cidades de Belém (PA), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Uberaba (MG), Natal (RN) e Goiânia (GO). Assim que desembarcaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, foram recebidos pela equipe do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza, que realizou o transporte de cada paciente para o seu respectivo domicílio.

Logo no primeiro voo, que trouxe oito pacientes de Belém, houve uma recepção com balões e gritos de gratidão a Deus para Gilmar Fabrício, 43, que venceu o vírus. “Eu, infelizmente, peguei essa doença e tive muita sorte de ser transferido às pressas. Recebi um atendimento de excelência e me deram todo o suporte que eu precisei, oxigênio, medicamentos, tudo com muito carinho e respeito. Eu só tenho gratidão a todos de Belém, pois cuidaram de mim e me trouxeram de volta para a minha família”, falou. A esposa de Gilmar não escondeu a emoção de recebê-lo novamente e disse que esse foi um momento único.

“Esse é um momento de gratidão ao meu Deus, pois ele tem sido fiel e as coisas não estavam fáceis. Era o meu esposo e a minha mãe, e hoje ele voltou curado e creio que minha mãe também será curada. Eu creio que Deus está ouvindo nosso clamor e está no controle de tudo e não podemos perder a nossa fé, pois seremos vencedores diante deste vírus e meu marido é um vencedor”, declarou Daniele da Silva Pinto.

Carlos Barros, 33, também venceu a luta contra a Covid-19 e contou como foi o tratamento que recebeu em Uberaba. “Nós ficamos num hospital muito bom e tivemos um excelente tratamento. Fomos atendidos por uma equipe atenciosa, e o meu sentimento é de gratidão. Agradeço a todos pela oportunidade e só tenho motivos para agradecer”. Além dos oito vindos de Belém, chegaram ainda pacientes recuperados de Maceió (3), João Pessoa (1), Uberaba (6), Natal (3) e Goiânia (2). Eles foram transferidos para tratamento em outros Estados a partir de uma força-tarefa entre o Governo do Amazonas e o governo federal.

O Governo do Estado, além dessa ação de transferência, tem dado apoio psicossocial para os pacientes e as famílias, atuando com 12 técnicos nos Estados onde há pacientes do Amazonas, e presta o auxílio necessário a todos. O trabalho é realizado pelo Fundo de Promoção Social. “Nossos técnicos estão dentro dessas unidades de referência nessas capitais. O nosso objetivo é amparar os nossos pacientes, então, desde a unidade que eles estão se tratando, até a chegada deles aqui, nós estamos acompanhando e os levando em casa. Essa ação é muito importante porque o paciente se torna mais acolhido, seguro e isso contribui com a sua recuperação”, explicou a secretária executiva do FPS, Kathlen Santos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »