29/01/2021 às 15h43min - Atualizada em 31/01/2021 às 00h00min

Aprenda a dialogar de forma eficiente em meio aos excessos de informação

Programa engloba mais de 10h de treinamento ao vivo

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini

O meio digital é bombardeado com informações de todos os lados diariamente, seja nas redes sociais ou nos diversos sites disponíveis. Em meio aos excessos, saber se comunicar de maneira eficiente e estratégica é o que traz resultados perceptíveis, já que a comunicação é uma habilidade essencial que está cada vez mais requisitada. Esse é o grande desafio da era da informação, dialogar e ser ouvido apesar dos múltiplos estímulos. Também é tema da turma 2 do programa 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença, evento online que terá mais de 10 horas de aulas ao vivo.

Segundo Vívian Cristina Rio Stella, doutora em Linguística pela Unicamp, idealizadora do curso dos 3Ps e autora do livro "Comunicação Eficiente" (Editora Aberje), as pessoas acreditam que se comunicar bem é falar corretamente a gramática, mas isso é um mito. “Eu procuro trabalhar a estratégia de comunicação, a abordagem do tema e o storytelling, como construir histórias que façam sentido”, explica.

A partir dos 3Ps, a especialista criou o programa online voltado para as pessoas que buscam uma comunicação mais assertiva em suas atuações. A proposta é adequar a comunicação falada ou escrita aos contextos de cada participante, enfatizando a escuta, a confiança e a autenticidade do orador, aspectos que contribuem para que a mensagem seja melhor compreendida. Em cada P, Vivian revela alguns pontos relevantes:

  • P de Planejamento: A primeira dica é planejar em analógico, pensar qual mensagem quer passar, qual é o objetivo da comunicação e para quem ela será feita. De acordo com a linguista, planejar em analógico significa pegar vários post-its, distribuir as ideias e depois pensar quais daquelas ideias servem para a platéia.
  • P de Prática: Antes de criar uma apresentação ou qualquer outra comunicação, é preciso refletir sobre o roteiro. Existem técnicas para começar com impacto, como deixar a mensagem já em destaque no começo, contextualizar as informações, estabelecer uma conexão com o público e não usar piadinhas. Depois vem o desenvolvimento das ideias (metáforas, recursos visuais) e, por fim, a conclusão com o resumo da informação principal.
  • P de Presença: “O gesto é a janela do pensamento, então está liberado, tem a ver como você processa o seu pensamento. O que não pode? Excesso de gestos”, resume. Ao mesmo tempo, o P de presença tem que estar atrelado a identidade do orador, que traz a ideia da autenticidade.

Os participantes da segunda turma do programa 3Ps da Comunicação, que terá início no próximo dia 01 de fevereiro, ganharão um exemplar da obra ‘Comunicação Eficiente’. O curso também contará com ebooks, vídeos, desafios e aulas extras para complementar o processo de aprendizagem.

Serviço

Curso 3Ps da Comunicação: Preparação, Prática e Presença Turma 2

Data de início: 08 de fevereiro 

Local: Evento online via Zoom

Inscrições e informações: https://www.sympla.com.br/3ps-da-comunicacao-preparacao-pratica-e-presenca-turma-2__1077245

 

Sobre a VRS Academy

Consultoria de aprendizagem corporativa há 7 anos no mercado. A partir de palestras, rodas de conversas, jornadas e workshops customizados para as empresas, a VRS se pauta pelo conceito de Lifelong Learning - aprender é para toda a vida. Com a convergência de mídias, a consultoria realiza diversas ações que estimulam a interação efetiva dos participantes, saindo do piloto automático e construindo as competências necessárias. A VRS conta com uma rede de facilitadores que têm experiências tanto no universo acadêmico quanto no corporativo. As ações da consultoria são integradas, utilizando técnicas didáticas, inovadoras e criativas.

www.vrsacademy.com.br/

www.instagram.com/vrs_academy/

contato@vrsacademy.com.br

(11) 97149-9950

 

Sobre Vívian Cristina Rio Stella

Doutora em linguística pela Unicamp, com pós doutorado pela PUC-SP. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Casper Líbero. Começou a realizar textos e produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação e e-mails, e do mundo academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora até que montou a VRS para ministrar seus próprios cursos e empreender com liberdade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »