10/02/2021 às 17h30min - Atualizada em 10/02/2021 às 17h30min

​Manaus começa aplicar segunda dose da vacina contra Covid-19 com agendamento

REDAÇÃO
G1 AM
Medida visa organizar o fluxo de atendimento e assegurar a vacinação dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante das duas vacinas em uso na capital, CoronaVac e AstraZeneca. A Prefeitura de Manaus deu início à aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em trabalhadores da saúde e pessoas idosas que já receberam a primeira dose. Esse grupo terá o reforço aplicado em dias, horários e locais agendados. A medida visa organizar o fluxo de atendimento e assegurar a vacinação dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante das duas vacinas em uso na capital, CoronaVac e AstraZeneca.

Vacina contra Covid-19 em Manaus: veja quem pode ser vacinado hoje e o que fazer. O agendamento, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está sendo feito de modo eletrônico e a consulta já está disponível no Imuniza Manaus, por meio do endereço eletrônico https://imuniza.manaus.am.gov.br/. A agenda da segunda dose está aberta no sistema e que o agendamento está sendo feito de forma gradativa.

A segunda dose é necessária para completar o esquema vacinal contra a Covid-19 e apenas depois dela a imunidade pode ser conferida.
CoronaVac e AstraZeneca As pessoas que receberam, na primeira dose, o imunizante CoronaVac, produzido pela Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, receberão a segunda dose até 28 dias após a primeira, conforme instrução do laboratório. Os que receberam a vacina do laboratório AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford e distribuída no Brasil pela Fiocruz, terão a segunda dose administrada em até 12 semanas após a primeira, também observando as instruções técnicas do fabricante para garantia da eficácia do imunizante. Passo a passo para agendar Ao acessar o Imuniza Manaus, o usuário deve entrar no item “Consultar 2ª Dose” e informar os dados pessoais solicitados.

Se o agendamento já estiver concluído, o sistema vai exibir o dia, a hora e o local em que a vacina vai estar disponível. Caso o agendamento ainda esteja sendo processado, o usuário será orientado a aguardar e a realizar uma nova consulta. Os que não comparecerem para receber a segunda dose de acordo com as informações da Semsa, devem aguardar um novo agendamento. A Semsa alerta que a segunda dose não poderá ser aplicada se o usuário estiver com sintomas gripais ou com qualquer doença na fase aguda. As segundas doses estão sendo aplicadas em um dos nove postos de vacinação montados pela Prefeitura de Manaus para a campanha de imunização. O atendimento é feito com um fluxo diferente daquele destinado à primeira dose e segue, em pontos fixos, a sequência dos horários agendados. Campanha Na fase atual da campanha, estão sendo vacinados os trabalhadores da saúde dos grupos de prioridade de 1 a 5, conforme definido pelas secretarias de Saúde do município (Semsa Manaus) e do Estado (SES-AM) na Nota Informativa nº 5 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM).

Também seguem sendo imunizados os idosos com 70 anos ou mais. Manaus iniciou a campanha de vacinação contra a Covid-19 no dia 19 de janeiro e, até a manhã desta quarta-feira (10), mais de 86 mil pessoas haviam sido vacinadas, sendo que os idosos representam a maior parcela, com mais de 45 mil pessoas imunizadas com a primeira dose.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »