28/06/2018 às 19h02min - Atualizada em 28/06/2018 às 19h02min

Escola Betel realiza sua 1ª Feira de Ciências

Com o tema "Água, cada gota conta" os alunos deram um show mostrando sua capacidade de aprender e de transmitir conhecimento

Eduardo Sampaio - eduardosampaio@bdcnoticias.com.br
BDC Notícias
fotos: Silas Laurentino
Betel (CEIB) é uma escola de educação integrada, situada na estrada Az1 km2 que tem como gestor o professor Edmilson Lopes e como coordenadora pedagógica a professora Norma Siqueira.
 
Essa instituição é uma escola de filosofia cristã que desde 2013 vem contribuindo para o desenvolvimento e avanço da sociedade autazense.
No início desde ano, houve uma reunião de professores da Betel para poderem decidir temas, a coordenadora pedagógica optou pela utilização da Água, o tema porém, veio da professora Sirley Frazão. Então, foi decidido que o evento que marcaria o final do segundo bimestre seria: "Água, cada gota conta." 
Hoje, dia 28, com o apoio de professores, pais e responsáveis, foi realizada a 1ª Feira de Ciências da Escola Betel. O principal objetivo foi mostrar a importância da água para a vida no planeta.
 
A feira foi organizada em quatro etapas diferentes, cada turma de alunos realizou sua apresentação.
A primeira turma a se apresentar foi o Pré-Escolar 2 que juntamente com o professor Jonatas Siqueira apresentaram sobre "A Água no Mundo", abordando a molécula de h2o e os estados físicos da água, terminaram com experiências de ciências demonstrando a mudança da água e a porcentagem de água no corpo humano e no mundo.
 
A segunda banca a se apresentar foi o 1° ano do Ensino Fundamental, juntos com a professora Norma Siqueira e o professor Isaac Lopes, eles mostraram "O Ciclo da Água". Todas as etapas foram explicadas em teoria pelos alunos começando por evaporação, após condensação, depois precipitação e por fim aglomeração. Houve também duas experiências científicas para demonstrar todas essas etapas. 
 
Logo após, a terceira apresentação foi por conta do Maternal 2 da professora Karen Queiroz que abordou o tema: "Poluição da Água", a importância de cuidarmos da água, não poluíndo rios e lagos ao jogar resíduos causando a morte de seres aquáticos como peixes, algas e jacarés. As pequenas crianças demonstraram como a água pode ser poluída pelos seres humanos e distribuíram aquários como lembranças para que não poluamos nosso bem mais precioso. 
 
A quarta turma a se apresentar foi o Pré-escolar 1, que junto com a professora Deysiane Lopes mostrou como podemos "Economizar a Água", ao tomar banho mais rápido, ao lavar louças mais eficiente desligando mais a torneira e evitando vazamentos e também ao se regar as plantas utilizando água da chuva. Tudo isso para evitar o desperdício de água porque um dia esse recurso pode acabar.
A feira foi aberta para o público em geral, adultos, jovens e crianças, entre os convidados a prestigiar o evento com suas presenças estavam os pais, tios, avôs, avós, primos e amigos dos alunos da Betel. 
 
A feira de ciências teve seu encerramento às 11h da manhã com uma palavra final vinda do professor Isaac Lopes que agradeceu a  participação e colaboração de todos os presentes.
 
"Agradecemos a professora Norma que esteve na frente deste projeto, bem como todos os alunos da escola Betel que se esforçaram para realizar esta Feira de Ciências, agradecemos também todos os familiares e amigos dos alunos que vieram prestigiar o evento com as suas presenças. Não esquecemos de agradecer as professoras e professores que contribuíram com suas participações e também pela presença de várias crianças de outra escola que abrilhantaram a Feira de Ciências". Ressaltou Issac Lopes



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »