09/02/2021 às 09h45min - Atualizada em 16/02/2021 às 00h00min

Tendência: Startup propõe software que controla todas as etapas do delivery

SALA DA NOTÍCIA Jessâmine Barbosa Batista Nakagawa
Larissa Mazetti
De tendência, o delivery se tornou uma necessidade de mercado. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), mostrou que antes da pandemia, 54% dos empresários usavam o delivery. Agora, esse percentual subiu para 66%. 

Os gastos com o delivery em meio a pandemia já cresceram mais de 94%, e a previsão é de que neste ano, esse mercado continue acelerado.

Sistema Integrado

A startup Consumer, de São José do Rio Preto (SP), oferece um sistema de gestão, o “Programa Consumer”, no qual possibilita aos donos de bares e restaurantes obter total controle do negócio.

Há 10 anos no mercado, em 2021, o sistema atualizou a versão para o Consumer 13. A solução é a primeira a controlar todas as etapas do delivery de maneira integrada em um único sistema. 

“O objetivo é de tornar ainda mais fácil e prático o gerenciamento de quem faz a entrega de comida”, comenta Renato Almeida, CEO da Consumer.

Recursos inéditos

Com mais de 100 funcionalidades lançadas ao longo da década, neste ano, visualizando oportunidades no crescimento das vendas por delivery, a startup criou duas soluções poderosas que prometem transformar os processos de gestão, atendimento e entrega: o Smart Delivery e App do entregador. 

Os recursos exclusivos e inexistentes, até então, são as grandes apostas da Consumer nesta temporada. 

Smart Delivery otimiza tempo do delivery em até 30%

Sanando uma grande dor do mercado, o Smart Delivery é uma tecnologia logística que realiza um roteiro inteligente de entrega, promovendo entregas mais rápidas e organizadas.

Funciona assim: conforme os pedidos chegam, eles são exibidos em um mapa interativo através de um computador ou tablet, na sequência, o software faz uma série de cálculos de proximidade e rotas, separa os pedidos por grupos e já sugere qual a sequência que eles serão produzidos e entregues.
 
- Confira aqui o vídeo 

Com a proposta de realizar as entregas por região e não por ordem de chegada, como acontece atualmente nos deliverys, o processo pode ser realizado manual ou automaticamente. 

Aliás, a ferramenta passou por testes com restaurantes e teve como resultado real uma diminuição no tempo de entrega de até 30%.

“O Smart Delivery é revolucionário. Ele faz a organização inteligente e otimizada das entregas e acaba proporcionando não só as entregas mais rápidas, como torna ainda os processos mais ágeis. Não existe no mercado, ferramenta que atenda o pequeno e médio estabelecimento de forma simples e com tamanhos resultados como conseguimos fazer. Estamos muito orgulhosos disso”, diz Renato.

Entre as vantagens, o empresário ressalta que o Smart Delivery possibilita a previsão de entrega e melhora a distribuição dos pedidos para equipe.  

Acompanhamento dos pedidos em tempo real

Na outra ponta, o App do Entregador completa a experiência do delivery ao mostrar em tempo real todo o trajeto que o motoboy faz até chegar à casa do cliente. 
 
“Basta fazer a instalação do nosso app no smartphone do entregador para acompanhar o caminho dele em tempo real, e saber quais pedidos já foram entregues” diz, Almeida. 

- Confira aqui o vídeo

Aliás, o processo é todo otimizado e tecnológico. Explico! Assim que o motoboy tem os pedidos em mãos, ele faz a leitura do QR Code em um cupom que é anexado junto às embalagens. Imediatamente aparecerá no celular dele o endereço do pedido e a melhor rota para realizar a entrega.

Inclusive, ao fazer a leitura do QR Code, o status do pedido muda de forma automática no site e no app do restaurante. O cliente acompanha tudo em tempo real.

Integração junto ao Ifood

A Consumer desde 2018 possui integração direta com o Ifood. E caso o estabelecimento utilize essa integração, a sinalização também é feita na mesma hora tanto no iFood, quanto para o cliente final.

“Além de reduzir erros de entrega, o empresário acompanha tudo em tempo real na tela do computador, sem precisar ligar para saber onde o entregador está. Outro diferencial que apostamos é nessa atualização do status do pedido que ocorre automaticamente. São pontos que fazem muita diferença para quem trabalha com o delivery. Acreditamos que haverá muita procura”, enfatiza o CEO.

Opinião do consumidor

Além dos recursos inéditos, a Consumer trouxe melhorias para as ferramentas que já possuía. E para isso, contou inclusive, com o feedback dos seus clientes. Foram diversas mudanças, entre as principais:

- Agora é possível aos donos de restaurantes ter um Programa de Fidelidade dentro no sistema;
- Outra novidade foi o cashback! Com ele, o consumidor acumula uma pequena parcela de desconto a cada compra. Depois, pode resgatar esse desconto em pedidos no futuro;
- Pagamento Online! Bares e restaurantes podem receber pagamentos online no próprio site ou app;
- Divisão dos Valores ao Fechar o Pedido; a ferramenta separa o valor de cada item de acordo com o número de clientes - o que facilita a separação dos pedidos de acordo com a preferência de cada grupo de clientes.

Investimentos 

Para o lançamento do Consumer 13, a startup investiu mais R$500 mil reais, entre equipe, infra-estrutura e servidores.

Otimização x retrabalho

Com foco exclusivo nos pequenos e médios restaurantes, Renato explica que a integração simplifica muito o dia a dia dos empresários e evita “retrabalhos”. Ponto que apresenta diferencial competitivo da startup diante do mercado – principalmente aliado às novas ferramentas do delivery.

“Por exemplo, algumas empresas oferecem apenas o site de delivery. O restaurante que começa a usar esse site precisa cadastrar todo o cardápio. Conforme os pedidos chegam, ele cadastra manualmente e depois cadastra em um outro sistema para controlar o contas a pagar, o estoque, fazer emissão fiscal, entre outros. Nesse caso, ele precisa de dois sistemas. Supondo que ele contrate ainda, o cardápio por QR de uma outra empresa, então ele terá três soluções para administrar de forma distinta – o que requer muito tempo e dedicação. Já o Programa Consumer em uma única solução possui todas as informações integradas e acaba otimizando todos os processos do restaurante”, explica Almeida. 

A startup conta com cerca de 30 mil clientes espalhados pelo Brasil, que pagam a partir de R$ 39,90 por mês para ter acesso a um pacote de recursos. 

Projeção de crescimento

A empresa, que está em processo de aceleração, só no ano passado, conquistou mais de oito mil clientes e teve um crescimento exponencial de 145% sob as vendas – sendo o MenuDino (site de delivery) e o Cardápio por QRCode, os principais responsáveis por esses números. 

Inclusive, 2020 rendeu ainda uma importante parceria com a Google Brasil, cujo objetivo é de auxiliar, pequenas e médias empresas. 

Para 2021, a Consumer fala em fechar o ano com mais de 40 mil clientes ativos e avançar em projetos estratégicos com o SEBRAE e o Google Brasil!

Sobre a Consumer

A Consumer é uma empresa de São José do Rio Preto (SP), responsável pela criação do sistema “Programa Consumer”, cujo foco é voltado exclusivamente a bares e restaurantes, pizzarias e lanchonetes. Com 10 anos de desenvolvimento, o sistema possui mais de 100 mil instalações no Brasil e é a solução com maior número de integrações ao Ifood. Além disso, é líder nacional em soluções para o segmento food service e parceiro do SEBRAE no projeto “Alimentação Fora do Lar”, com palestras e treinamentos em todo o país. Em constante evolução, a Consumer busca sempre o que há de melhor para os seus clientes. Oferecendo uma solução completa, estável, simples de usar e com ótimo custo-benefício.

https://www.programaconsumer.com.br
@programaconsumer

Informações para a imprensa
Poulsen - Assessoria de Comunicação 
Contatos: poulsen.comunicacao@gmail.com
(17) 99124- 9528 
Jornalista: Jessâmine Barbosa
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