11/03/2021 às 17h29min - Atualizada em 14/03/2021 às 00h00min

Encontro on-line marca início das Caravanas EAD em 2021

Uma ação em rede para a formação continuada em esporte e artes educacionais, começando pelo estado do Sergipe, que contou com a presença de Ana Moser, presidente do IEE e da vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
http://www.esporteeducacao.org.br/
Divulgação
Um encontro on-line marcou a abertura oficial dos cursos EAD da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes para 2021, começando pelo estado do Sergipe. Nesta quarta-feira (10), a medalhista olímpica Ana Moser, que criou e preside o Instituto Esporte & Educação (IEE), esteve reunida com a vice-governadora de Sergipe, Eliane Aquino, o representante do UNICEF para o Semiárido, Bruno Viécili, e os prefeitos e secretários dos municípios sergipanos de São Cristovão, Nossa Senhora do Socorro e de Itabaiana. Foi o início de uma ação em rede para formação continuada em esporte e em arte educacionais. Com duração de duas horas, a live emocionou a todos os participantes.

A partir do próximo dia 15, cerca de 700 profissionais da Educação, do Esporte, das Artes e da Assistência Social desses três municípios sergipanos e de professores da rede estadual de ensino terão acesso gratuito, de forma online, a 200 horas de estudos na plataforma EAD das Caravanas, em dois cursos de formação continuada: “Pedagogia do  Esporte Educacional” e “Viva com Arte”. É a primeira vez que os projetos atendem, simultaneamente, vários municípios de um mesmo estado com as metodologias desenvolvidas pelos institutos Esporte & Educação e Mpumalanga e aplicadas nas etapas presenciais das Caravanas, suspensas temporariamente em razão da pandemia.

"É importante trabalharmos com Sergipe, um estado onde temos sempre muitos resultados”, afirmou Ana Moser, ao falar sobre o engajamento de vários setores das administrações municipais e estados como caminho para a execução de políticas públicas. "Essa ação em rede da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes é uma oportunidade de fortalecer a relevância do movimento dentro da escola, dentro dessa nova realidade”, completou Ana Moser, destacando a necessidade de buscar saúde neste novo normal.

Eliane Aquino, vice-governadora de Sergipe, observou que "se eu pudesse definir a Caravana, que eu conheço desde 2007, eu usaria três palavras: ousadia, paixão e esperança. E são essas três palavras tão fundamentais na construção da educação das nossas crianças e dos nossos adolescentes".

Para Bruno Viécili, especialista em Comunicação do UNICEF para o Semiárido, as adaptações que a Caravana do Esporte e a Caravana das Artes realizaram em suas ações, neste momento de pandemia, transformando as capacitações em formato EAD,  mostram a força do trabalho pedagógico dos projetos, desenvolvidos pelo Instituto Esporte & Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com o próprio UNICEF, a DISNEY e a ESPN e com patrocínios de empresas privadas que acreditam na importância do esporte e da arte na educação.

“O UNICEF é parceiro das Caravanas há muitos anos e acompanha o histórico de resultados com o esporte educacional, por alcançar meninas e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social. As formações de professores das Caravanas, agora também EAD, ajudam no desafio de tornar a educação mais interessante e a escola mais atraente”, disse Bruno.

Uma grande emoção - “Estar com a Caravana em Sergipe, apesar de à distância, é sempre uma grande emoção. Em 2007 a primeira comunidade visitada pelas Caravanas foi Canindé de São Francisco”, disse Adriana Saldanha, diretora geral das Caravanas, ao saudar os participantes da cerimônia on-line desta quarta-feira, e agradeceu o movimento em rede para as formações online, salientando o apoio do UNICEF e dos patrocinadores dos projetos.

O especialista João Batista Freire, da Caravana do Esporte, emocionou ao falar da contaminação pela COVID. Aos 72 anos, escritor, professor de Educação Física e um dos maiores especialistas em esporte educacional do país, João Batista contou que passou um ano em atividade física regular, melhorando a capacidade pulmonar e a resistência muscular e que, apesar da prevenção, acabou sendo contaminado.

“A educação tem que ter como foco fundamental a vida. E a educação física e a arte são decisivos para isso. Exatamente duas das disciplinas menos consideradas pelo sistema educacional são fundamentais. Eu diria, por causa da pandemia: posso até adiar o português e a matemática, mas eu não posso adiar a arte e o esporte. Eles são inadiáveis. Eles são de tal forma vinculados ao gosto de viver, que eles não podem ser adiados”, explicou João Batista.

Os projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes são realizados pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga, em parceria com a DISNEY, a ESPN e o UNICEF.A Caravana do Esporte tem patrocínios das empresas Itaú, Rede, Mastercard, EDP Renováveis, UNOPAR e Anhanguera, via Lei de Incentivo ao Esporte / Secretaria Especial do Esporte / Ministério da Cidadania.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 50 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.

Dentre os parceiros do IEE estão Itaú, Rede, Banco BV, Vale, Mastercard, NIKE, Novelis, Bayer, Aché, Isa CTEEP, Mercado Livre, Ultra, Anglo Gold Ashanti, Nescau, AES Tietê, Instituto Votorantim, Reservas Votorantim, Bank Of America, Verde Asset Management,  Trench Rossi e Watanabe Advogados, EDP Renováveis, Instituto EDP, CTG Brasil, Cyrela, WestRock, Pernambucanas, Comgas, Ball, Roche, Anhanguera, Bloomberg, Unimed, Track & Field, CS Brasil, ValGroup, AgriBrasil, Penha, Mentos, Portocred Financeira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »