09/03/2021 às 12h26min - Atualizada em 16/03/2021 às 00h00min

Saiba como a TI pode ajudar a fomentar o seu negócio na pandemia

Com 20 anos de atuação na área de Tecnologia da Informação, Adriano Valenncia lista vantagens do monitoramento de KPIs para micro e pequenos empreendedores

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento

Em tempos de pandemia, manter um negócio aberto no Brasil demanda paciência para lidar com a oscilação na flexibilidade da quarentena e muita criatividade para se manter presente no dia a dia dos clientes. E se entre janeiro e fevereiro de 2020 apenas 39% das empresas utilizavam a internet para negócios – segundo dados da Abranet, o consumo aquecido pelo e-commerce fez com que 22% passasse a usar as plataformas online nos últimos meses, enquanto 60% das empresas que já usavam, intensificaram suas operações virtuais – de acordo com levantamento do Sebrae. Ou seja, a pandemia acelerou a digitalização das empresas, especialmente os micro e pequenos empreendedores.

“Ampliar o seu alcance geográfico permite expandir a marca para pessoas que não teriam contato com ela em vias exclusivamente físicas. E a internet cumpre esse papel de aproximar apesar das distâncias. Por isso, para que a presença online seja relevante, é fundamental saber comunicar o produto e/ou serviço a fim de estimular o vínculo e a fidelização do cliente”, comenta Adriano Valenncia, especialista em TI com 20 anos de atuação na área.

Criar identificação começa com transparência nas informações disponibilizadas pela empresa, considerando a principal característica do perfil de compra do consumidor: a pesquisa. “Poucos segundos determinam a permanência do cliente no seu canal, seja ele um site ou uma rede social. Então é necessário que a oportunidade seja bem aproveitada. Além dos dados da empresa, informações sobre o produto e/ou serviço, diferenciais, promoções e outras estratégias são pontos-chave para que o consumidor seja atraído a trocar dados de cadastro. Esses são alguns dos passos para se construir reputação e relacionamento”, pontua Valenncia. 

Uma das ferramentas de TI aplicáveis na otimização de um negócio é o KPI. A sigla em inglês se refere aos indicadores-chave de performance que permitem analisar dados que demonstram a eficiência de um post patrocinado, por exemplo. “Para que seja efetivo, o KPI precisa ser objetivo, mensurável, verificável, facilmente decifrável e é importante que o valor agregado seja conhecido. O KPI pode ajudar a conhecer o tráfego, engajamento, impressões, taxa de rejeição, etc.”, explica. 

Potencializada pelo cenário do último ano, a internet é um canal importante para  o posicionamento da marca no que tange o relacionamento com o cliente e o acesso aos produtos e/ou serviços. Por isso, estar na rede permite ao menos três grandes vantagens: ser facilmente encontrado, construir reputação e otimizar processos.  “O ditado é verdadeiro: quem não é visto, não é lembrado. E a internet pode ser uma ótima vitrine a partir da integração do Marketing com a TI, desde que a técnica seja aplicada de maneira correta”, finaliza Adriano.

 

Sobre Adriano Valenncia

Especialista em TI, atua na área há 20 anos (nos últimos dez como consultor na implementação de projetos), gestão de contratos e times de tecnologia. Em 2020 iniciou no atendimento em marketing digital voltado para pequenas empresas, oferecendo social media, criação de sites e estratégias digitais para colocá-los na rede. Este ano o serviço ganhou formato de mentoria, onde os profissionais podem trabalhar também a evolução e a busca por resultados.


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