22/04/2021 às 17h26min - Atualizada em 26/04/2021 às 00h00min

Saiba o que é e como aplicar o conceito de TI Verde

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
https://adaxdigital.com.br/
Na mesma medida em que a Tecnologia da Informação (TI) democratiza e amplia o acesso à informação, a aplicação de seus conceitos torna-se uma das principais estratégias no que tange o gerenciamento de negócios e serviços. Os recursos disponibilizados por ela visam facilitar a execução de processos administrativos, de comunicação (interna ou externa) e de oferta de produtos e/ou serviços, bem como ampliar a visibilidade dos negócios independente da sua localização geográfica. Todavia, a demanda por soluções sustentáveis também é uma realidade na área.

A chamada Tecnologia Verde é uma prática que vem sendo adotada pelas empresas que desejam atuar de forma consciente. “Uma das principais mudanças que demonstram essa preocupação com a sustentabilidade é a diminuição do uso de papel. A emissão de notas fiscais eletrônicas, de certificações digitais e execução de processos por meio digital, como as plataformas de sistemas, integrações, apps de comunicação e até o e-mail, são alguns exemplos que geram economia para a empresa, otimizam processos e beneficiam a natureza, criando uma conexão com consumidores finais que têm o mesmo cuidado”, comenta Adriano Valenncia, especialista em TI.

Com mais de 20 anos de experiência na área, ele pontua que a redução de resíduos eletrônicos e a baixa no consumo de energia também são fatores de atenção: “Ter uma TI baseada em consumo reduz custos operacionais. Por isso, apostar na automação e no gerenciamento de tecnologias, mudando o parque de computadores para sistemas em nuvem ajudam tanto no consumo de energia, quanto no descarte consciente de eletrônicos, claro, por meio de empresas especializadas nesse tipo de coleta - que engloba também plástico e cobre”.

Implementar uma infraestrutura com ambientes iluminados por luz natural e dimensionar corretamente o ar-condicionado são dicas simples e que podem ser facilmente adotadas por empresas que desejam ser ecologicamente corretas. Uma tendência forte lá fora e que também pode vingar por aqui é a economia circular, focada na compra e/ou locação de equipamentos usados. “Existe uma movimentação muito forte para diminuir a emissão de CO2 no meio ambiente. Mas essa é uma iniciativa de grandes empresas do cenário mundial que estão investindo no conceito ‘carbono zero’, inclusive para celulares com tecnologia 5G”, finaliza Valenncia.

Sobre Adriano Valenncia
Especialista em TI, atua na área há 20 anos (nos últimos dez como consultor na implementação de projetos), gestão de contratos e times de tecnologia. Em 2020 iniciou no atendimento em marketing digital voltado para pequenas empresas, oferecendo social media, criação de sites e estratégias digitais para colocá-los na rede. Este ano o serviço ganhou formato de mentoria, onde os profissionais podem trabalhar também a evolução e a busca por resultados. Mais informações em https://adaxdigital.com.br/.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »