Pelo menos 60 pessoas foram mortas por linchamento nos últimos três anos no Amazonas. O último caso foi registrado no domingo (8) em Borba, onde um suspeito de estupro e homicídio, identificado como Gabriel Lima Cardoso, de 18 anos, foi executado e teve o corpo queimado em via pública.
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) confirma 59 casos em Manaus desde 2015. Naquele ano, o órgão registrou 16 casos de linchamento. No ano seguinte, em 2016, foram 26 casos. Os casos diminuíram em 2017, quando 13 pessoas foram mortas.
De janeiro a maio de 2018, a Secretaria de Segurança registrou quatro casos em Manaus. Um deles ocorreu em março, quando Edvan da Silva, de 38 anos, foi agredido até a morte por moradores no bairro Novo Reino 2, Zona Leste de Manaus. De acordo com a Polícia Militar, o homem era suspeito de estuprar e matar uma adolescente de 13 anos, que foi abordada por ele ao retornar de uma festa.
Interior
A reportagem solicitou da SSP números oficiais de linchamentos no interior do Amazonas. A pasta informou que o setor de estatística deve reunir os números dos últimos anos. No entanto, dois casos ganharam repercussão na mídia amazonense pela brutalidade contra as vítimas.
O último caso ocorreu em Borba, onde um suspeito de estupro e homicídio foi morto e teve o corpo queimado por moradores. Ele estava preso no Batalhão da Polícia Militar e foi retirado do local após dezenas de pessoas invadirem o edifício. Policiais foram feridos durante a ação criminosa, e a Polícia Civil encaminhou uma tropa de segurança ao município como reforço.
Sobrevivente
Outro caso ocorreu em 2017, quando Luciene da Costa Gama, na época com 30 anos, foi agredida e teve o corpo queimado por moradores que invadiram uma delegacia. Ela é acusada de provocar um incêndio em uma casa que matou uma criança de 2 anos. Outra mulher de 26 anos morreu após ficar internada.
Na ocasião, a acusada teve os braços e mãos queimados. Ela chegou a ser transferida para Manaus, onde ficou internada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e sobreviveu a tentativa de linchamento.