10/05/2021 às 16h38min - Atualizada em 11/05/2021 às 00h00min

Gartner afirma que 72% dos líderes de dados e análises estão altamente envolvidos em ações de transformação digital

Para ser totalmente bem-sucedido, os diretores de dados devem exercer influência em toda a organização

SALA DA NOTÍCIA PLANIN
https://www.gartner.com/en
Divulgação
Setenta e dois por cento dos líderes de dados e análises (D&A) estão comandando ou trabalhando diretamente nas iniciativas de transformação digital de suas organizações, de acordo com a sexta pesquisa anual do Chief Data Officer (CDO) produzida pelo Gartner, Inc., líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas.
“Os resultados indicam que mais organizações estão entendendo a importância de construir um negócio baseado em dados e liderar a transformação digital”, afirma Debra Logan, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Investir em Data & Analytics é uma estratégia de negócios infundida com o pensamento de análise de dados; essa açã ;o tem um papel principal na proposta de negócios digitais, afetando tudo o que a organização faz.”
Ainda que apenas 24% dos entrevistados tenham dito que estão liderando os esforços de transformação digital de suas companhias, o fato é que as fronteiras entre os CDOs e os diretores digitais estão se tornando cada vez mais confusas. Os CDOs estão cada vez mais sendo so licitados a assumir objetivos mais estratégicos e liderar iniciativas de transformação digital à medida que os próprios negócios digitais se transformam em negócios usuais.
 
Priorize KPIs voltados para os negócios para aumentar a influência e o impacto - Embora a qualidade dos dados (51%), o ROI dos investimentos em D&A (44%) e o compartilhamento de dados (43%) sejam os principais objetivos dos líderes de D&A, seu papel não será visto como valioso, a menos que se concentrem nos KPIs das partes interessadas.
“Não é suficiente gerenciar dados e criar percepções”, diz Debra. “Essas atividades devem entregar resultados de negócios mensuráveis”.
Segundo a analista, o compartilhamento de dados é a maneira de otimizar dados de maior qualidade e dados e análises mais robustos para resolver os desafios e objetivos de negócios. “O compartilhamento de dados é um KPI importante e uma necessidade de negócios. Ele acelera a transformação do negócio digital”, destaca.
O Gartner prevê que até 2023, as organizações que promovem o compartilhamento de dados irão superar seus pares na maioria das métricas de valor de negócios.
 
Dados em resultados de negócios - Os executivos de CDOs que têm indicadores de desempenho voltados para os negócios têm 1,7 vezes mais probabilidade de serem eficazes na produção consistente de valor às operações, demonstrando com sucesso o ROI dos investimentos em Data & Analytics. Eles também têm 2,3 vezes mais probabilidade de serem eficazes na redução do tempo de lançamento no mercado e 3,5 vezes mais probabilidade de serem eficazes na monetização de dados.
Os executivos menos bem-sucedidos são aqueles que não conseguiram demonstrar uma ligação entre análise de dados e o valor comercial e que tendem a se concentrar na tecnologia em vez de nas pessoas.
Além disso, 93% dos CDOs relataram que a comunicação eficaz é crítica para o sucesso de suas funções. No geral, as competências mais importantes para os líderes de Data & Analytics são: influenciar, engajar e planos de comunicação eficazes. Essas são habilidades de liderança - não de gerenciamento. “Se o CDO não exerce influência em toda a organização, promovendo o compartilhamento de dados, envolvendo as partes interessadas e treinando a força de trabalho para se tornar alfabetizada em dados, eles provavelmente não terão um bom desempenho em suas funções”, reforça Debra.
 
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. (NYSE: IT) é a principal empresa de pesquisa e consultoria do mundo e membro do S&P 500. Fornecemos aos líderes de negócios insights, conselhos e ferramentas indispensáveis para alcançarem suas prioridades em missões críticas e para desenvolverem organizações de sucesso no futuro. Nossa combinação incomparável de pesquisas lideradas por especialistas e orientadas por profissionais e baseadas em dados aconselha os clientes para a tomada de decisões corretas sobre os assuntos que mais importam. Somos confiáveis como um recurso de apoio e parceiro crítico para mais de 15.000 empresas, em mais de 100 países – por meio de toda s as principais funções e para todos os tipos de empresa. Para saber mais como ajudamos executivos com poder de decisão a impulsionarem o futuro dos negócios, visite: www.gartner.com.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »