Ao que tudo indica, as pessoas recebem uma ligação de um número desconhecido. Junto com essa ligação, no WhatsApp, as vítimas recebem também uma imagem bizarra de Momo. O pior de tudo é que o suposto ser sobrenatural pode conversar em vários idiomas, inclusive o português.
Como toda lenda urbana, a história do demônio Momo, claro, não é real.
Sites explicam que a figura bizarra que está circulando de celular em celular por aí se trata de uma imagem que se popularizou na internet em 2016. Essa espécie de “mulher-pássaro” é uma escultura e pertence ao museu Vanilla Galleru, que fica no distrito de Ginza, em Tóquio, no Japão.
Conforme especialistas, a história de Momo no WhatsApp começou com um suposto desafio nas redes sociais. Alguém acabou compartilhando o número de telefone +81435102539, dizendo que se tratava de um número amaldiçoado. O mais curioso de tudo é que o prefixo +81 indica um número do Japão.
No Twitter, usuários explicaram que quem liga desse número é o ser sobrenatural Momo.
Agora, se você ainda não sabe qual pode ser o perigo real dessa história, é simples: tudo isso, na verdade, pode ser um golpe para roubar as informações pessoais dos usuário. Especialistas explicam que o desafio impor que você converse com Momo pelo WhatsApp e o fato dela responder em qualquer idioma só comprova as intenções duvidosas de quem criou essa história.
Aliás, a própria reação da suposta Momo já demonstra que existe algo errado por trás disso tudo. Assim que se contata a alguém, as respostas enviadas ao usuário se tratam de ameças violentas e de demonstrações de que “ela” tem acesso às informações pessoais da pessoa com quem conversa.
Por isso é tão importante manter as contas nas redes sociais fechadas ao público em geral e ter apenas pessoas conhecidas na lista de amigos.
Sobre o que fazer, caso você também seja “vítima” da Momo, a recomendação de especialistas é para que você resume imediatamente a manter conversas por ligação ou por mensagens.
Se possível, bloqueie o número para que ele não entre mais em contato com você por ligação ou pelo WhatsApp, já que sua privacidade pode estar em risco.