23/07/2021 às 20h42min - Atualizada em 26/07/2021 às 00h00min

Como elaborar um plano de estudos?

Quer começar a estudar para concurso público, mas não sabe como elaborar um plano de estudos completo?

SALA DA NOTÍCIA Marcos Tadeu
https://www.proximosconcursos.com/
https://pixabay.com/pt/

Quer começar a estudar para concurso público, mas não sabe como elaborar um plano de estudos completo?

Essa dificuldade atinge a maior parte dos estudantes que visam uma vaga de concurso público. Entretanto, é mais simples de resolver do que você imagina!

Elaborar um bom plano de estudos depende de alguns fatores e você poderá resolver de forma simples. Nós elencamos várias dicas com um verdadeiro passo a passo para você se preparar.

Guia para elaborar um plano de estudos para concurso

O passo a passo para elaborar um plano de estudos é simples e fácil de aplicar. De modo que, você consiga estudar todo o material que necessita, para ser um verdadeiro sucesso em sua prova. Confira!

1.  Leia o edital detalhadamente

O primeiro passo é ler o edital com riqueza de detalhes. Não leia apenas a parte em que consta a data da prova e as matérias a serem estudadas.

É preciso ler e até mesmo marcar as partes mais importantes. No edital, constam todos os dados sobre o que precisa ser feito para a sua prova. Não só como se preparar, como a data da prova e o método de correção.

Esses aspectos são detalhes muito importantes sobre a sua prova. A forma de correção, por exemplo, define se você deve ou não chutar uma questão que está em dúvida no dia da prova.

2.  Separe as matérias e organize seu tempo

Após identificar quais são as matérias a serem estudadas, você vai precisar separar o conteúdo disponível para seus estudos e organizar seu horário.

Ter pouco tempo disponível não é desculpa para deixar de estudar. Mas uma vez que seu horário esteja agendado, saiba que você não poderá descumprir.

Trate o estudo como prioridade em seus dias. Dessa forma, poderá se organizar melhor dentro do tempo disponível, colocando mais horas de estudo para as matérias mais difíceis e menos horas para aquelas que já tem maior afinidade.

3.  Inclua revisões semanais em seu horário de estudo.

Um dia da semana deve ser disponibilizado para responder questões, fazer revisão de material e até mesmo simulados com provas anteriores.

Deixe os simulados para a etapa final de sua preparação e foque seus esforços em observar quais questões está errando e corrigir esses erros.

De modo que, possa aprender toda a matéria, fazendo as revisões necessárias para que no dia da prova oficial não cometa os mesmos erros dos simulados.

4.  Estude por diferentes ferramentas

É sempre interessante estudar por diferentes ferramentas. Você pode assistir vídeos, ler conteúdos, fazer questões e aproveitar ao máximo seu período de preparação para que possa se sair bem na prova.

O ideal é sempre ter o máximo de dedicação no seu período de estudos, para que consiga dominar todo o conteúdo.

Com a separação proporcional das horas disponíveis para estudar todas as matérias, é mais fácil absorver o conteúdo necessário.

Além disso, ao estudar por diferentes ferramentas você não terá dificuldade de absorver o conteúdo. Muitas vezes, estudar somente usando uma ferramenta dificulta o aprendizado, além de ser mais cansativo.

Ao usar diferentes meios de aprendizado, será mais fácil absorver o conteúdo, esclarecer dúvidas e se preparar de forma mais global.

Aproveite para organizar sua rotina de estudos e garantir uma preparação que poderá te ajudar a se destacar entre todos os concorrentes. Afinal, quem se dedica mais na preparação consegue conquistar a vaga que sempre sonhou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »