18/08/2021 às 23h48min - Atualizada em 23/08/2021 às 00h00min

Cabelos naturais e sem químicas das famosas, viram tendência no Brasil.

A dermatologista Dra Mayara Martins, explica como conquistar cabelos lindos e saudáveis com cuidados diários.

SALA DA NOTÍCIA Divulgação da assessoria de imprensa
Divulgação
Vocês já perceberam que algumas famosas estão aderindo aos cabelos mais naturais e livre de químicas, não é mesmo? 

Exemplo disso, é a  influenciadora digital Gaby Brandt que após a gestação do segundo filho, Henry resolveu deixar os cabelos naturais, sem químicas e disse nos stories do seu Instagram que está ando a nova fase dos cabelos. Já  a atriz Juliana Paes, passou pela transição capilar e vem mostrando os cabelos naturais e encaracolados, o que a deixou ainda mais linda.
Mesmo deixando os cabelos mais naturais, muitas vezes, a rotina de cuidados diários pode prejudicar os fios e a beleza dos cabelos como a temperatura da água na lavagem. “A água quente prejudica o fio e também o couro cabeludo e os fios perdem o brilho devido ao ressecamento e abertura das cutículas. O couro cabeludo também fica ressecado e produz um efeito rebote de oleosidade”, explica a dermatologista Dra Mayara Martins.
 
Sobre a lavagem diária, a dermatologista explica que não é prejudicial nem para a raiz e nem para o fio, é mais uma escolha pessoal. “O importante é lembrar de não dormir com o couro cabeludo molhado para não ajudar na proliferação de fungos e bactérias. Se necessário, é melhor utilizar o secador a dormir com os fios molhados.”Dra Mayara Martins.
No inverno, aumentam o uso de secadores e chapinhas, principalmente para quem está aderindo cabelos mais naturais e sem química, mas esse uso frequente danificam os fios devido ao calor intenso e segundo a dermatologista, o calor intenso desnatura a proteína dos cabelos, aumentando a porosidade dos fios, danificando a parte mais externa da haste e posteriormente a mais interna. Dessa forma, sabe-se que quanto maior a temperatura e o tempo de exposição, maior o prejuízo.
“Secadores e chapinhas são maléficos para qualquer cabelo, mas uma informação interessante é que estudos mostram que o cabelo afro é o mais sensível. Os protetores térmicos usados antes ajudam a diminuir os malefícios, mas não evitam” finaliza a dermatologista Mayara Martins.
Então, já sabem mesmo aderindo as madeixas naturais é importante cuidar da saúde dos fios evitando lavagens muito quentes e uso de secadores e chapinhas com muita frequência e sem protetor térmico.

Fonte:
Dra Mayara Martins - Médica formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização
em Brasília no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) e membro da Sociedade brasileira de dermatologia.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »