24/09/2021 às 13h56min - Atualizada em 24/09/2021 às 13h56min

Setembro Amarelo: escola da zona norte realiza atividades em alusão à campanha nacional

REDAÇÃO - BDC NOTICIAS.
REDAÇÃO
A Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva, localizada na zona norte de Manaus, está realizando, durante este mês de setembro, uma série de atividades com o objetivo de promover o debate sobre suicídio, perdas e luto. A iniciativa, voltada aos estudantes dos ensinos Fundamental 1 e 2, é em alusão à campanha nacional do Setembro Amarelo, que, neste ano, tem como tema “Agir salva vidas”. Dentre as ações, está uma palestra em parceria com a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que ocorreu no último dia 9. O bate-papo contou com a participação de representantes do órgão estadual, que conversaram com os alunos dos 8º e 9º anos, de maneira didática, sobre temas relacionados à drogas e ao suicídio, e como buscar ajuda.
 
“Quando voltamos com as aulas 100% presenciais, percebemos que retornaram, também, alguns problemas de ordem psicológica, emocional. Por isso, entramos em contato com a psicóloga da Coordenadoria Distrital de Educação 7 (CDE 7) e, juntos, tivemos a ideia de promover essa palestra”, afirmou o gestor Jaspe Valle Neto. De acordo com ele, a Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva tem buscado olhar com atenção às temáticas relacionadas ao Setembro Amarelo. “Temos percebido que são males que atingem a todos e que essas pessoas precisam dessa assistência, desse olhar altruísta, empático e humano. Às vezes, uma palavra ou um gesto apenas pode mudar o pensamento de quem está sofrendo”, completou.
 
Além da palestra, a unidade escolar tem realizado, também, pequenas ações dentro de sala de aula. Desta vez, voltadas aos alunos do Ensino Fundamental 1. “Com a ajuda dos professores, temos estabelecido diálogos sobre a campanha. São pequenas iniciativas, mas com impactos bastante significativos para os nossos alunos. Para que eles possam refletir sobre a importância da vida humana”, concluiu Jaspe. A estudante Maria Eduarda Araújo Caldas elogiou o ciclo de atividades promovido pela Escola Estadual Ana Neire Marques da Silva: “Os professores têm conversado com a gente e ajudando muito nessa conscientização sobre temas como suicídio, ansiedade e depressão”. A também aluna Karol Casique da Silva acredita que as ações têm auxiliado na construção de um ambiente escolar melhor. “Aqui, nós falamos abertamente sobre esses assuntos, além da importância de tratar bem as pessoas, da melhor maneira possível”, finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »