04/10/2021 às 18h51min - Atualizada em 05/10/2021 às 00h00min

Instituto de Engenharia debate manutenção de pontes e viadutos de São Paulo

Evento híbrido contará com a presença de Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras da capital

SALA DA NOTÍCIA Fernando Martins
Sergio Souza/Pexels
A cidade de São Paulo, com todo seu gigantismo, tem tamanho, população e estrutura para competir com diversos países mundo afora. Ao observarmos as Obras de Arte Especiais, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), o município conta com 520 dessas estruturas.

Em média, na capital paulista, essas obras de arte da engenharia têm 40 anos e constituem importante papel na paisagem urbana e na mobilidade.

Pensando nessas construções e com foco na manutenção e futuro de São Paulo, o Instituto de Engenharia (IE), em parceria com a SIURB, realiza no próximo dia 7 de outubro um evento híbrido (presencial e online) sobre o tema.

Essa é uma versão do 'Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos - ações e desafios', que vem sendo executado pela Prefeitura de São Paulo desde a gestão Bruno Covas, ganhando continuidade com o prefeito Ricardo Nunes.

Assim, o município consegue traçar um verdadeiro raio-X do setor. No evento serão abordados o histórico do programa de recuperação de pontes e viadutos, bem como futuras obras planejadas pela Prefeitura de São Paulo, além de vistorias e licitações.

O engenheiro Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, participará da apresentação e mostrará os dados e situações analisadas pelo Executivo paulistano.

Pelo Instituto de Engenharia, conduzirá o evento o coordenador da Divisão Técnica de Estruturas e Controle Tecnológico, Rafael Timerman. Ele é especialista e professor nas áreas de reabilitação, reforço e inspeção de estruturas de pontes e viadutos.

Além da parceria entre o IE e a SIURB, o evento ocorre com apoio do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON), da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), e do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco).

Serviço
'Programa de Manutenção de Pontes e Viadutos - ações e desafios'

Dia 7 de outubro (quinta-feira), às 19 horas
Evento Híbrido:

Presencial no Instituto de Engenharia: Av. Dr. Dante Pazzanese, 120 - Vila Mariana - São Paulo (limitado a 100 participantes, equivalente a 60% da capacidade)
Online no canal do Instituto de Engenharia no YouTube: https://bityli.com/gnN24i

Sobre o Instituto de Engenharia
O Instituto de Engenharia (IE) é uma sociedade civil sem fins lucrativos. Em outubro completa 105 anos de tradição, credibilidade e comprometimento com o desenvolvimento do Brasil.

O IE realiza estudos e debates temáticos para direcionar o desenvolvimento do país em áreas estratégicas como energia, mobilidade, logística, infraestrutura, tecnologia e agronegócios.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »