06/10/2021 às 13h16min - Atualizada em 06/10/2021 às 15h50min

Marina Itajaí recebe primeiro selo Bandeira Azul

Certificação de gestão ambiental foi concedida à Marina Itajaí

SALA DA NOTÍCIA Rotas Comunicação
Divulgação
Um dos destinos mais buscados por navegadores internacionais e a primeira do Brasil com certificação ISO 14.001/2015, de prevenção e proteção do ambiente, a Marina Itajaí, acaba de receber o selo Bandeira Azul para a temporada 2021/2022. O prêmio internacional comprova que naquele local há turismo sustentável, educação ambiental e gestão ambiental. A cerimônia de entrega das bandeiras acontece entre novembro e dezembro, no início da temporada de verão na região.

Para o diretor da Marina Itajaí Carlos Gayoso Oliveira, a certificação irá impulsionar ainda mais o turismo náutico local. “O selo Bandeira Azul tem uma importância positiva para que possamos divulgar ainda mais a nossa região como destino turístico internacional e impulso ao desenvolvimento socioeconômico sustentável. Sabemos da importância de continuar conscientizando as pessoas, mas gostaria de agradecer à comunidade local que sempre se engaja nas ações de sustentabilidade e mutirões de limpeza da marina”, avalia o diretor.

Para conquistar a certificação da Bandeira Azul, a Marina precisou atender 34 requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social. O programa é credenciado pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) e Unesco e tem como principal objetivo promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.

Ações de Sustentabilidade

A preocupação da Marina Itajaí com a sustentabilidade existe desde o início das operações, em 2016. “O projeto da Marina Itajaí é inteligente e foi rigorosamente estudado para seguir critérios rígidos de preservação ambiental e recuperação de uma área altamente degradada da cidade. Isso inclui desde a escolha dos materiais até o layout para o melhor conforto térmico e aproveitamento da luz natural”, explica o diretor da marina.

Além do projeto arquitetônico e de engenharia civil, a Marina Itajaí também realiza o uso racional da água, com sistemas de captação de água da chuva, e de eletricidade, por meio da geração de energia solar. Para se ter uma ideia, as placas fotovoltaicas instaladas no complexo já contribuíram para a redução de mais de 12 toneladas de emissão de CO2 que seriam lançados na atmosfera. Também é a única do Sul do país que oferece o óleo Diesel Verana, combustível que tem o menor nível de emissão de poluentes do segmento marítimo, e pontos de carregamento de carros elétricos para atender os clientes e público que visita os restaurantes, áreas de lazer e descanso.


Entre as práticas de sustentabilidade adotadas pela empresa, também é referência no Brasil em apoio à projetos internacionais de preservação do meio ambiente como é o caso de da blitz educativa promovida pela ONU Meio Ambiente, parte da campanha global ‘Mares Limpos’, que tem como objetivo alertar os navegadores a respeito do uso do plástico descartável. Realiza constantemente ações para orientação sobre o descarte de embalagens, pilhas e baterias, além de ser responsável pelo mutirão de limpeza “Baía Limpa”, no entorno da Baía Afonso Wippel.

Sobre a Marina Itajaí

A Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Oferece 355 vagas, sendo 155 vagas secas e 200 vagas molhadas. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Amare Restaurante e Bar, além de amplo estacionamento e heliponto. www.marinaitajai.com

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »