19/10/2021 às 14h14min - Atualizada em 20/10/2021 às 00h00min

Diferenças entre Abdominoplastia e Lipoaspiração

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI

Você sabe que existem algumas importantes diferenças entre Abdominoplastia e Lipoaspiração? Sabe, da mesma forma, apontar quais são as particularidades apresentadas por cada um destes procedimentos estéticos?

Com o avanço da tecnologia e do mercado estético, novas possibilidades de cirurgias plásticas foram se tornando viáveis de serem realizadas, o que por sua vez trouxe um aumento significativo na procura por diferentes intervenções.

A partir disso e, buscando analisar as características das cirurgias que citamos acima, vamos com este post citar alguns pontos de distinção entre estes procedimentos que são muito comuns dentro de nossa realidade atual.

Abdominoplastia x Lipoaspiração: principais diferenças

Apesar do fato de ambas se tratarem de procedimentos estéticos bastante demandados atualmente, existem algumas distinções entre estes que merecem ser destacadas, sendo que dentre as principais podemos elencar:



 

Região corporal atendida

Enquanto na abdominoplastia os esforços estão voltados para a pronta eliminação de flacidez e excesso de pele na barriga, a lipoaspiração destina-se a combater a gordura que está localizada em alguma outra região do corpo de quem pretende se submeter à ela.

Indicações para a realização do procedimento

Quando pensamos nas diferenças entre Abdominoplastia e Lipoaspiração, torna-se interessante destacar em quais situações cada um destes tipos de cirurgia plástica são indicados.

Desta forma, a realização de uma abdominoplastia mostra-se necessária em diferentes situações, principalmente em casos onde se têm mulheres que passaram pela experiência recente da gravidez e que, por consequência, acabaram tendo um grande acúmulo de pele na região específica do abdômen.

Por sua vez, os casos onde se indicam a realização de uma lipoaspiração envolvem pacientes que estão dentro ou próximos de seu peso corporal recomendado mas que, no entanto, apresentam uma quantidade excedente de gordura localizada em múltiplas áreas de seu corpo.

 

Complexidade e funcionamento dos procedimentos

Pensando na questão da complexidade de cada uma destas cirurgias plásticas, torna-se importante destacar as suas diferenciações neste ponto.

Neste contexto, em relação ao que envolve a realização de uma abdominoplastia, esta é feita através de pequenos cortes na região do abdômen que, por sua vez, possui a função de recondicionar a sua estrutura ao retirar a quantidade em excesso de gordura que venha a estar presente.

Contudo, quando um paciente pretende se submeter à uma lipoaspiração, é preciso ter o entendimento de que este procedimento é realizado por meio de pequenos cortes que tem por objetivo alcançar as gorduras em excesso que, quando realizados, têm a capacidade de sugar e retirar este excedente de maneira eficiente.

Associação junto a outros procedimentos estéticos

Principalmente quando pensamos em associação de procedimentos estéticos, na lipoaspiração existe uma realidade na qual pode-se incluir um processo denominado de lipoescultura.

Por este método específico, consegue-se retirar o excesso de gordura localizada de uma região do corpo e, posteriormente, transferi-la para outra parte.

Eliminação de peso corporal

Dentro deste cenário de destaque das diferenças existentes entre estes dois modelos de intervenções estéticas, podemos observar que, principalmente no caso da abdominoplastia, não se tem por objetivo maior o alcance do emagrecimento de seus pacientes.

Isso porque, tendo em vista as particularidades desta cirurgia, consegue-se apenas ter uma reestruturação da parede do abdômen, fazendo com que ele seja melhor trabalhado e remodelado, dando uma aparência mais definida a esta região do corpo.

Variação do preço médio cobrado pelos procedimentos

Em boa parte dos casos em que se necessita realizar um procedimento estético tais como os destacados neste post, a questão financeira pode se tornar um grande elemento de destaque para a decisão final de sua submissão.

A partir disso então, vemos que ao compararmos estes dois modelos de cirurgia plástica, existe sim uma variação de preços cobrados por sua realização, sendo que esta pode ser “alimentada” por diferentes fatores, tais como, por exemplo:

  • Experiência e capacitação do profissional responsável pela condução do procedimento selecionado;
  • Reputação e qualidade dos serviços prestados pela clínica escolhida.

Procedimentos de recuperação e pós operatório

Ao tratarmos do tema de cirurgias plásticas, logo podemos pensar no tempo que deve ser reservado para a recuperação dos pacientes que passam por esta experiência.

Neste sentido, ao nos depararmos com tudo o que envolve o momento posterior à realização de uma abdominoplastia, podemos perceber que os cuidados podem se voltar a pontos como:

  • Tempo de repouso estimado em duas semanas;
  • Uso de itens de compressão para auxiliar no combate a possíveis inchaços;
  • Reeducação alimentar.

Da mesma forma, ao nos referirmos aos cuidados posteriores a submissão a uma lipoaspiração (saiba mais sobre a lipoaspiração), estes precisam ser voltados, principalmente para:

  • Período de repouso estimado em um prazo de uma semana;
  • Resultados completos em até seis meses decorridos da realização do procedimento.
  • Cuidados específicos com medicação que possa vir a ser prescrita pelo médico responsável pela condução do procedimento.

Abdominoplastia x Lipoaspiração: importância da escolha de um bom profissional

Independentemente de qual seja o procedimento estético escolhido, não podemos deixar de destacar a grande importância que uma escolha correta do profissional que conduzirá este processo representa para o alcance dos objetivos pretendidos por cada paciente em especial.

Neste sentido, podemos ter que a seleção deste especialista poderá impactar, decisivamente, tanto na eficácia do procedimento quanto principalmente no combate a existência de falhas que podem ocorrer quando não se tem uma pessoa devidamente habilitada para o exercício deste tipo de atividade profissional.

Abdominoplastia x Lipoaspiração: conclusão

Como podemos perceber ao longo de toda esta discussão, existem alguns pontos importantes de distinção entre a Abdominoplastia e a Lipoaspiração que mereciam ser destacados com este texto, a fim de fazer com que se possa ter uma compreensão a respeito de suas particularidades.

Considerando-se então este contexto, podemos observar que suas respectivas particularidades fazem destas duas formas de procedimentos estéticos grandes alternativas para a mudança de seu contexto corporal que venha a causar algum incômodo ou mesmo constrangimento para as pessoas que necessitam de sua realização.

Por fim, gostaríamos que ao fim deste material você possa ter compreendido um pouco mais sobre cada uma destas cirurgias, bem como poder ter analisado a real necessidade de suas realizações a partir de sua realidade. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »