21/10/2021 às 12h47min - Atualizada em 22/10/2021 às 00h01min

Pague Menos implanta solução de escala de trabalho inteligente em suas lojas

Com o projeto, rede farmacêutica incentiva a qualidade de vida e melhora a disponibilidade de colaboradores promovendo uma melhor experiência na jornada de atendimento aos clientes

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Furlan
São Paulo, 21 de outubro de 2021 – A partir do mês de outubro, a Pague Menos, primeira rede de farmácias presente em todos os estados e no Distrito Federal, concluirá a implantação da chamada “Escala de Trabalho Inteligente” em todas as lojas da companhia espalhadas pelo país. O projeto de workforce management tem o objetivo de organizar e otimizar a gestão dos operadores de lojas, atendendo a demanda de cada unidade de forma personalizada, para promover uma experiência ainda melhor na jornada do cliente. Outro benefício fundamental com essa iniciativa é garantir mais qualidade de vida aos colaboradores, pois as cargas de trabalho serão distribuídas de forma igualitária.

Para implantação do projeto, foi realizado o mapeamento de dados, que conta com apoio da Pmenoslab – braço de transformação digital e inovação da companhia – além de parceria com empresa especializada nesta atividade, por meio da análise de diversas informações das unidades, como as vendas, o tamanho e o perfil da loja, o fluxo de clientes, entre outras. Todos esses dados colhidos ainda são analisados conforme o dia da semana e as faixas de horários. Com a ajuda de um algoritmo de modelos matemáticos, é proposta a melhor alocação dos colaboradores, de acordo com a demanda da unidade, equilibrando a carga de trabalho e aumentando a disponibilidade de colaboradores nos momentos que os clientes mais precisam.

A iniciativa permite estabelecer as escalas de trabalho com antecedência dando maior previsibilidade dos colaboradores disponíveis, suas respectivas folgas e intervalos de refeição. “O objetivo deste projeto é oferecer a melhor experiência de compras aos nossos clientes e uma otimização da escala para os nossos funcionários, o que contribui diretamente para sua qualidade de vida. Eu e o time de RH visitamos pessoalmente mais de 300 lojas nestes últimos três meses em diversos estados do país; e o feedback das equipes tem sido o melhor possível”, afirma Jorge Jubilato, Vice-presidente de Gente, Jurídico e Administrativo da Pague Menos.

Antes do projeto, era necessário que o gerente da unidade dedicasse alguns dias para definir a escala dos funcionários, além de apresentar soluções pré-definidas de turnos de trabalho, o que não necessariamente era a melhor alocação possível. Já com a solução adotada, o mesmo processo pode ser feito em minutos e de forma muito mais eficiente, melhorando a produtividade. Por este motivo, o projeto foi denominado ‘Escala de Trabalho Inteligente’, sendo capaz de avaliar o quadro de funcionários, identificar a quantidade de recursos necessários e sua melhor destinação em cada unidade da rede.

“O projeto Escala Inteligente foi implantado obedecendo um cronograma estratégico e de forma muito minuciosa. As equipes de Operações e de RH trabalharam em conjunto por meses para chegar nas melhores premissas, que tornaram o projeto um sucesso. Nos últimos três meses, com todos os procedimentos testados e validados, aceleramos a implementação. Além da maior satisfação de nossos colaboradores e melhor disponibilidade de nossa equipe para atender os clientes, já podemos observar impactos positivos nos indicadores de NPS e no ticket médio”, diz José Rafael Vasquez, Vice-Presidente de Operações, Digital e Real Estate da Pague Menos.

“Esse crescimento ocorre, uma vez que os operadores de loja conseguem acompanhar a experiência dos consumidores desde sua chegada até o término de suas compras; oferecendo as melhores soluções para suas necessidades”, finaliza Vasquez.


Sobre as Farmácias Pague Menos
A Pague Menos é a única rede do varejo farmacêutico presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Com mais de 20 mil colaboradores, está presente em mais de 320 municípios e conta com mais de 1.100 lojas espalhadas por todo o Brasil, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita o cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líder nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos é hoje um Hub de Saúde, com mais de 800 unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.

Contatos para a imprensa – Pague Menos:
Milton Rizzato / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected] 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »