05/11/2021 às 15h57min - Atualizada em 06/11/2021 às 00h00min

Ainda é preciso falar sobre o Outubro Rosa 

O câncer de mama acomete mulheres no mundo inteiro

SALA DA NOTÍCIA Maria Emilia Genovesi produtora cultural/ assessora
João Passos

Ainda é preciso falar sobre o Outubro Rosa 

O câncer de mama acomete mulheres no mundo inteiro. Aproximadamente 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano. 

“Outubro Rosa” é a expressão utilizada no Brasil para se retratar ao movimento internacional de conscientização das mulheres para a detecção precoce do câncer de mama, com a finalidade de possibilitar a redução do número de incidência e mortalidade pela doença. 

O laço rosa do movimento é um símbolo internacional e a campanha é realizada em todo o mundo no mês de outubro de cada ano. 

Considerando a gravidade da doença e o número de mulheres que são por ela acometidas, faz-se necessário uma ampla campanha que atinja mulheres de todas as classes sociais. 

É preciso conscientizar as mulheres a respeito da importância de exames periódicos, desmistificando alguns mitos que são relacionados à doença. Assim, o diagnóstico precoce é de suma relevância, tendo em vista que eleva, em muito, as chances de cura do câncer de mama. 

O movimento pretende mobilizar as mulheres a respeito das informações preventivas, bem como ressaltar a importância de realizar exames, além de realizar um tratamento adequado no caso de diagnóstico da doença.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura e, por esse motivo, o movimento mostra-se como imprescindível, principalmente quando considerados os números de casos todos os anos. 

Durante o mês de outubro, todos os anos, diversas são as formas de conscientização. O Parque Ibirapuera, em São Paulo, já ficou com iluminação rosa durante todo o mês de outubro. Além disso, são comuns notícias e campanhas realizadas na televisão e nas redes sociais. Contudo ainda é pouco. Poís é necessário campanhas mensais para uma grande conscientização de um país com dimensões continentais. 

 Thiago de Moraes 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »