08/11/2021 às 18h54min - Atualizada em 09/11/2021 às 00h00min

7 dicas para garantir a saúde dos idosos na Primavera

Especialista da Cora Residencial Senior explica quais os principais cuidados para manter esse público saudável

SALA DA NOTÍCIA Du Paulino
www.midiaria.com
Cora Residencial
Nem tudo são flores: conhecida pela época das alergias sazonais e tempo seco, a primavera requer cuidados especiais com idosos para evitar que a baixa imunidade e as doenças decorrentes da estação atinjam esse público.

A primavera oferece sensações de conforto ao idoso, tanto pela beleza das paisagens quanto pela sutil elevação das temperaturas. "Porém, o pólen das flores, o pelo e as penas dos animais, a má circulação do ar (em ambientes fechados) e até a falta da hidratação podem resultar em doenças e mal-estar dos idosos”, explica Joely Luiza Malachia, enfermeira especialista e coordenadora de Qualidade da Cora Residencial Senior.

De acordo com Joely, é preciso adotar alguns cuidados especiais para mantê-los saudáveis e com energia. “Existem estratégias para promover esse cuidado especial de maneira inspiradora e responsável”, afirma, citando como exemplo a campanha de conscientização “Beba Água”, promovida entre os moradores das unidades.

Para alertar os idosos da importância da hidratação, foram distribuídas canecas personalizadas. Outra aposta foi a água saborizada - opções de morango, hortelã e limão siciliano - oferecida nos intervalos das atividades físicas. “É uma maneira de tornar o hábito de beber água ainda mais gostoso e refrescante”, conta.

Para esclarecer algumas dúvidas, a Cora Residencial Senior, referência em cuidado aos idosos 60+, preparou uma lista com 7 dicas práticas para garantir a saúde deles na primavera. Confira!
 
  1. Mantenha-se hidratado: no envelhecimento, é comum que os idosos sintam menos sede, mesmo com o tempo seco. Porém, a falta de ingestão de água e líquidos pode provocar problemas de saúde, como a desidratação, ou estimular doenças ligadas ao sistema imunológico e digestivo.
De acordo com a enfermeira Joely, caso o idoso se recuse a beber a quantidade ideal de água diária, busque alternativas para mantê-lo hidratado utilizando sucos, batida de frutas, água de coco, chás e vitaminas. E, sempre que possível, deixe uma garrafa próxima ao idoso para estimulá-lo a beber água.
  1. Prato colorido: é importante manter uma alimentação balanceada em todas as estações do ano, inclusive na primavera. Com a ingestão de alimentos saudáveis, a imunidade corporal é estimulada, evitando que as mudanças de estação causem problemas ao organismo.
  2. Limpeza e higienização: com a mudança das temperaturas, é provável que as roupas guardadas no armário voltem a ser utilizadas, mesmo com o acúmulo de poeira e ácaros. Por isso, é essencial que sejam lavadas novamente antes do uso.
  3. Mantenha os ambientes arejados: além da Covid-19, outros vírus e bactérias são propagados em ambientes fechados. Sendo assim, mantenha as janelas e portas abertas para favorecer a troca de ar e deixar a luz solar entrar.
  4. Saúde dos olhos: os ácaros e outros microrganismos são responsáveis por causar doenças oculares, como a conjuntivite, por exemplo. Por essa razão, caso surjam sensações de intensa irritabilidade na região ocular, é recomendado buscar orientação médica.
  5. Cuidado com o sol: o idoso deve evitar se expor à luz solar no período entre 10h e 16h, já que o contato excessivo com os raios pode ocasionar doenças de pele ou oculares. O uso de óculos de sol, bonés e protetor solar é indispensável.
  6. Atividade física: a rotina de exercícios faz com que o idoso fortaleça o sistema imunológico. Por isso, caminhadas, corridas em pequenos percursos e pedaladas são algumas opções para manter o corpo ativo e saudável. É importante ressaltar que a orientação médica é fundamental neste caso.

Sobre a Cora Residencial Senior
A Cora foi criada em 2015, com o objetivo de revolucionar o conceito de instituição de longa permanência, rompendo com o antigo modelo de casas de repouso. Atualmente com cinco unidades, está presente em bairros com localizações estratégicas na cidade de São Paulo. Cora é referência em cuidado aos idosos, oferecendo equipes de assistência multidisciplinar, estruturas completas, segurança e socialização para maiores de 60 anos. O atendimento nas unidades diferencia-se por proporcionar cuidado, afeto e atenção profissional para o bem-estar e qualidade de vida dos idosos.


Informações à Imprensa
Du Paulino | [email protected] | (11) 94589-6677
Adriana Giachini | [email protected] | (11) 2729-8617
Tatiana Franco | [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »