12/11/2021 às 18h36min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h00min

José Dias (POR) e Marcella Toldi vencem o cross country olímpico da Santander Brasil Ride Bahia

A largada e premiação da sexta etapa foi feita pelo ministro da Cidadania, João Roma. Xavier e Malacarne completaram o top 3 masculino, enquanto o pódio feminino teve as alemãs Anna Jördens e Naima Diesner ao lado de Toldi. Decisão será na manhã do sábado, em paralelo à Maratona dos Descobrimentos

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Rosita Belinky
A sexta e penúltima etapa da Santander Brasil Ride Bahia foi realizada nesta sexta-feira (12), em Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro. No tradicional circuito do cross country olímpico (XCO), os ciclistas correm individualmente e, após a disputa, cada equipe tem somados os tempos dos atletas para que a média defina o tempo final. Entre os homens, a vitória foi do português José Dias, que, ao lado do holandês Hans Becking, tem grande folga na liderança. No feminino, Marcella Toldi fez valer sua experiência na principal stage race premium do mundo, para conquistar a etapa.

O pódio do masculino na etapa teve ainda Gustavo Xavier e Alex Malacarne, ambos da Specialized Racing BR, que seguem firmes na briga pelo troféu de melhor dupla das Américas. Com a vitória de José Dias, a Scott Buff MTB Team aumentou em alguns segundos a folga na liderança para seus principais perseguidores, Edson Rezende e Ulan Galinski, da Caloi Henrique Avancini Racing. Agora, estão 19min48 para os jovens pupilos de Henrique Avancini.

"Logo após a primeira volta, Gustavo e eu abrimos uma pequena vantagem e rodamos boa parte da corrida juntos e, no final, forcei mais um pouco e consegui a vitória no individual da etapa. Estou muito contente. Parabéns aos meninos da Specialized, que fazem uma grande corrida", disse José Dias.

"Neste sábado tentaremos ter um dia tranquilo e vamos buscar saborear ao máximo esta camiseta de líder. O objetivo é fechar com chave de ouro este ano que está sendo incrível para mim, e também para o Hans", finalizou Dias.

Jovens da Specialized felizes com resultado - Gustavo e Alex mostraram nesta sexta que não sentiram o peso da estreia na ultramaratona. Após cinco dias duros, os jovens atletas da Specialized Racing BR se destacaram ao dividir o pódio com o experiente ciclista português, que há pouco mais de um mês foi bronze no Campeonato Mundial de Maratona (XCM).

"Prova bacana, comigo e o José abrindo uma distância dos demais e pedalando juntos basicamente o tempo todo. O clima nos castigou, porque estava bem quente. Nas subidas, então, ficava bem abafado para nós. Ele mereceu a vitória, mas para mim foi legal porque me senti super bem, após cinco dias. Muito feliz com o resultado, tirando um tempo dos líderes das Américas (Edson e Ulan). Ótimo dia para nossa equipe", comentou Gustavo.

"Com certeza foi um dos cross country olímpicos mais difíceis da minha vida, principalmente pelo falto de termos corrido cinco etapas antes, com uns 500 km nas pernas e cerca de 20h pedaladas. O José e o Gustavo abriram folga na liderança e fiz um contrarrelógio de uma hora e dez minutos, tentando buscar eles, que estavam fortes demais. Foquei em terminar, sem quebrar. Último dia vem aí, depois só festa", destacou Alex.

Distância no feminino encurtada - Embora Marcella Toldi tenha vencido o XCO, pelo quarto dia seguido as alemãs conseguiram tirar tempo da dupla líder. A diferença agora é de 3min30, pelo fato de Naima e Anna terem subido no pódio, enquanto Lutecia ficou em quarto lugar, a pouco mais de cinco atrás de Naima, terceira colocada do dia. 

"Fomos para o tudo ou nada. Iniciamos a etapa com cinco minutos de vantagem, ou seja, algo que você perde em um tombo ou em um pneu furado. Pensei em ir junto com a Lutecia, mas decidi arriscar por eu me sentir bem. Apostei que eu seria a única mulher a abrir a quarta volta, porque na largada eu vi que só eu fui forte na primeira subida. O pessoal no circuito sempre me avisava que a Anna estava perto, então fiz bastante força. Na quarta volta, estava sem água. Cheguei extremamente cansada, mas fiz tudo que deu para vencer", comentou Toldi.

Ministro da Cidadania participa do evento - Se dentro do circuito de XCO os atletas deram um show para o público de Arraial d'Ajuda, fora os organizadores da Santander Brasil Ride Bahia tiveram a satisfação de receber visitas ilustres. João Roma, ministro da Cidadania, conheceu a arena, acompanhado ainda pelo prefeito e vice-prefeito de Porto Seguro, Janio Natal e Paulinho Toa Toa. 

"A ultramaratona, capitaneada pelo Mario Roma, tem centenas de colaboradores, sendo 80% deles de mão de obra local. Um evento que já soma 45 países em sua história, com atletas renomados, o que deixa muitos legados para o Brasil. Além de projetar o país internacionalmente, tem outros legados como desenvolvimento através do turismo, que contribui com a região, lotando os hotéis e criando uma sinergia de consumo, em toda a rede de varejo e estimulando serviço. E, o mais importante, fomentando novas gerações de atletas", destaca João Roma. 

"É um evento de grande magnitude, o maior das Américas no esporte mountain bike. E, que pretende, ser o maior do mundo em breve. Amplia a participação do Brasil no mundo todo, como em maio de 2022 que teremos a Portugal Brasil Ride. Demonstra como é virtuoso o caminho do esporte, que pode transformar gerações, com criação de emprego e renda. Evento que dá gosto de participar, acompanhar e para nós é especial colaborar, porque conta com a Lei de Incentivo ao Esporte", complementa Roma, que conheceu a estrutura do evento em Arraial d'Ajuda, deu a largada e fez a premiação do XCO e ainda ganhou uma camisa da prova assinada pelo campeão mundial Tiago Ferreira, de Portugal, e pelas promessas olímpicas do Brasil, Alex Malacarne e Ulan Galinski.

Programação ao vivo - Diariamente, o programa Brasil Ride Stage News irá contar tudo que acontece na competição, dia após dia. Serão oito os programas, de sábado (6) a sábado (13). Confira a grade diária do programa, que será transmitido no YouTube da prova e no Facebook:
Sexta – 12/11 – 19h
Sábado – 13/11 – 21h

Top 3 individual da etapa

Masculino
1 - José Dias - 1h13min57
2 - Gustavo Xavier - 1h13min58
3 - Alex Malacarne - 1h14min47

Feminino
1 - Marcella Toldi - 1h34min39 (4 voltas)
2 - Anna Jôrdens - 1h36min48 (4 voltas)
3 - Naima Diesner - 1h15min28 (3 voltas)

Top 5 por equipes da etapa

Masculino
1 - Gustavo Xavier/Alex Malacarne - 1h14min23
2 - Hans Becking/José Dias - 1h15min54
3 - Edson Rezende/Ulan Galinski - 1h16min45
4 - Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 1h18min45
5 - Halysson Ferreira/Pedro Hilo - 1h19min55

Feminino
1 - Naima Diesner/Anna Jördens - 2h01min08
2 - Marcella Toldi/Lutecia Azevedo - 2h02min45
3 - Aline Olmedo/Lucinéia Brunetta - 3h05min23
4 - Ada Pires/Raissa Zortea - 3h12min51
5 - Daniela Hackenhaar/Jackeline Almeida - 3h46min47

Top 5 acumulado após a etapa

Masculino
1 - Hans Becking/José Dias - 19h30min25
2 - Edson Rezende/Ulan Galinski - 19h50min14
3 - Gustavo Xavier/Alex Malacarne - 19h52min01
4 - Sherman Trezza/Lukas Kaufmann - 20h00min12
5 - Andrew Henriques/Filipe Francisco - 20h26min49

Feminino
1 - Marcella Toldi/Lutecia Azevedo - 26h23min42
2 - Naima Diesner/Anna Jördens - 26h27min12
3 - Aline Olmedo/Lucineia Brunetta - 32h02min21
4 - Ada Pires/Raissa Zortea - 36h33min43
5 - Laianna Lacerda/Natalia Radatz - 38h08min01

O Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte apresentam a Santander Brasil Ride Bahia, através da Lei de Incentivo ao Esporte. O evento, que em 2021 chega a 11ª edição, tem os patrocínios do Governo da Bahia, por meio da SETRE (Secretaria do Trabalho, Renda, Emprego e Esporte), Santander, Specialized, Jeep, Shimano e Unidas. Conta com os apoios de Coca Cola, Continental, Full Gas, HB, Garmin, RedBull, Spot, Squirt, Thule, além de ter as prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga e o Instituto Brasil Ride como apoiadores institucionais do evento. 

Próximas etapas da ultramaratona:
7ª etapa, dia 13/11 às 9h30 - 46,7 km e 548 m de altimetria em Arraial d'Ajuda
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »