12/11/2021 às 13h42min - Atualizada em 13/11/2021 às 00h00min

Com foco em sustentabilidade, 5àsec investe em ações voltadas para clientes e franqueados

Projeto visa o consumo consciente e sustentável nas 492 unidades da marca

SALA DA NOTÍCIA Caroline Souza
Divulfação/5àsec
Visando incentivar o consumo consciente e sustentável, a 5àsec desenvolveu ações com este foco para os 492 pontos de venda da marca espalhados pelo Brasil. Dessa forma, a maior rede de lavanderias do Brasil, desde o ano passado, disponibiliza nos pontos de operação uma caixa coletora exclusiva 5àsec para a coleta de plástico. A iniciativa permite que os clientes depositem este material para que seja enviado para pontos de reciclagem de cada cidade onde a unidade atua. Para facilitar a operação e coleta dos materiais, a franqueadora efetuou um levantamento com empresas que atuam neste setor e com esta finalidade, por cidade e região, para orientar os franqueados. A outra iniciativa são as capas retornáveis, que envolvem as peças de roupas após serem limpas e passadas, como forma de proteção. A capa é feita de material resistente, em TNT, e suporta cinco camisas, em média. Para atender todos os públicos, quem ainda prefere as de plástico, todos os itens feitos com este material, inclusive as capas das peças, contam com insumo biodegradável. A marca também investe em outros itens pensando na sustentabilidade, ao optar pela sacola de papel reciclado e disponibilizar aos clientes um porta-tíquetes feito em papel ecologicamente correto, proveniente de madeiras de reflorestamento, 100% reciclável.

Desde o início da pandemia e com base no cenário atual, com repasses constantes de reajustes em diferentes tipos de insumos e a falta de matéria-prima, a 5àsec desenvolveu um minucioso trabalho na busca e renegociação de valores com fornecedores, com o objetivo de proporcionar o melhor custo-benefício a todos os franqueados da rede. Uma das alternativas foi efetuar a troca de materiais em alguns itens selecionados, promovendo uma redução considerável no valor. Entre os exemplos, há a capa porta terno (redução de 37%) e na BAG retornável (redução de 54%). A 5àsec também desenvolve ações sustentáveis para diminuir o descarte de materiais no meio ambiente.

A rede francesa busca alternativas, melhores condições e novos fornecedores homologados, principalmente para os itens de plástico, como os cabides. Para isso, a marca está engajada em promover constantes tratativas em prol dos franqueados e dos clientes. Além disso, criou o cashback de cabides, uma ação que visa diminuir a produção de cabides de plástico que são enviados junto as camisas, vestidos, ternos e outros itens que recebem os serviços das lavanderias. Esta é uma alternativa para minimizar os impactos da escassez de insumos plásticos no mercado, visando o consumo consciente e sustentável. O sistema funciona como desconto ao cliente, ou seja, por cada cabide devolvido, que é higienizado e reutilizado.

"Há alguns anos, os consumidores se preocupam com o meio ambiente e, muitas vezes, se recusam a consumir de marcas que não zelam pelo consumo consciente. Sabemos que isso engloba uma mudança de hábito tanto das empresas quanto dos clientes, mas é o melhor a ser feito para o planeta, já que pequenas mudanças proporcionam um grande impacto no futuro. Ao investir em ações com foco em sustentabilidade, incentivamos a reciclagem, contribuímos para a economia de recursos naturais e para a redução da degradação ambiental, além de auxiliar na geração de empregos de pessoas que atuam neste segmento", revela o presidente da 5àsec Brasil, Fábio Roth.
Com utilização de insumos 100% biodegradáveis, a rede segue as diretrizes da legislação sanitária e que não prejudicam o meio ambiente. Também investe em equipamentos tecnológicos inteligentes, que utilizam menor quantidade de litros de água nos enxágues, durante o ciclo de lavagem das peças. Dessa forma, a economia de água nos equipamentos da rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais. "Todas essas ações são fazem parte do projeto interno da 5àsec chamado de 3R’s - Reduzir, Reciclar e Reutilizar. Nele, os franqueados possuem acesso a dicas de como promover iniciativas sustentáveis e desenvolver sua responsabilidade ambiental", explica Fábio Roth.

Ação com cunho social
Com base na agenda de ESG (ambiental, social e governança), em outubro deste ano a 5àsec firmou uma parceria com o Instituto Adus, uma ONG que promove a integração de refugiados na sociedade brasileira há mais de 10 anos. O trabalho desenvolvido por eles consiste em auxiliar refugiados de vários países a recomeçarem suas vidas no Brasil. Para contribuir com esta questão, a 5àsec irá disponibilizar as vagas abertas nos pontos de venda dos franqueados para o instituto verificar se possuem candidatos com o perfil que possam ser encaminhados para participar do processo seletivo e atuar em diferentes cargos nas lavanderias da rede.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »