18/11/2021 às 12h23min - Atualizada em 18/11/2021 às 15h40min

Brasil se mobiliza com ações em homenagem às vítimas de trânsito

Em 21 de novembro será celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

SALA DA NOTÍCIA PAULA BATISTA
Prefeitura de Maracaju (MS)
Em 2005, os números alarmantes de mortes em consequência da violência no trânsito motivaram a ONU (Organização das Nações Unidas) a estabelecer, todo o terceiro domingo do mês de novembro, como o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (DMMVT). Além das pessoas que morreram em virtude de acidentes, também são homenageadas suas famílias e os demais afetados por essas tragédias.
O movimento, que em 2021 completa 28 anos, tem o objetivo de relembrar as vítimas de quaisquer acidentes e de alertar para o número de pessoas que morrem anualmente no trânsito, destacando o trabalho realizado pelos profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, como agentes de trânsito, bombeiros e policiais.
Globalmente, segundo a OPAS, mais de 3,5 mil pessoas morrem todos os dias nas vias, o que equivale a quase 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de pessoas lesionadas a cada ano – tornando-se a principal causa de morte de crianças e jovens em todo o mundo. Neste cenário, os sinistros de trânsito devem causar mais de 13 milhões de mortes e deixar 500 milhões de pessoas lesionadas durante a próxima década.
Ao redor do mundo, entidades vinculadas à disseminação da segurança viária incentivam que governos e organizações civis realizem uma mobilização social para reivindicar ações efetivas que garantam práticas sustentáveis de segurança no trânsito e a consequente redução do número de vítimas.
Iniciativas brasileiras marcam as homenagens
            O Detran Pará (PA) iniciou uma campanha de doação de sangue em todo o Estado como parte da programação, com hemocentros e postos de coleta em Belém, Castanhal, Santarém, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí.
            A Prefeitura de Maracajú (MS) realizou, no dia 12/11 uma “Blitz Educativa” em alusão ao DMMVT, visando conscientizar e orientar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro. Em Jacarei (SP) a data foi homenageada com plantio de mudas de árvores, no Parque Cassununga. Nesta semana, a Polícia Militar de Santa Catarina está promovendo diversas ações de conscientização, nas redes sociais e rodovias do Estado, sobre a importância de reduzir a violência no trânsito.
            Para Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons, além da conscientização, a empatia e o respeito de condutores, pedestres e ciclistas têm papel preponderante para redução de vítimas no trânsito. “Cada indivíduo tem papel relevante e fundamental na obtenção de um trânsito mais seguro. É necessário que todos se percebam como protagonistas dessa mudança, entendendo definitivamente que atitudes individuais impactam no coletivo e que somente atuando juntos será possível acabar com as mortes no trânsito em nosso país”, comenta.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »