26/12/2021 às 20h21min - Atualizada em 26/12/2021 às 20h21min

Saullo Vianna, o deputado peregrino, abre o jogo sobre seu futuro político

REDAÇÃO - BDC NOTICIAS.
Claudio Barboza Para o Portal ÚNICO
Ele diz que está 1.000% candidato a deputado federal. Aos 37 anos de idade, pai de uma menina de quatro anos, nascido e criado em Manaus mas com muitas idas ao município de Parintins, onde a família Vianna tem uma relação forte com o Boi Bumbá Caprichoso, Saullo Vianna disputou a sua primeira eleição em 2018 e de primeira chegou à Assembleia Legislativa, onde cumpre mandato como vice-líder do governo. Agora ele garante: “estou 1.000% candidato a deputado federal”.

Nossa conversa rola num final de tarde numa cafeteria de Manaus. É um dos locais preferidos de Saullo para bater papo com amigos. Formado em Gestão Comercial, ele chegou a iniciar o curso de direito mas não concluiu. Conta que tem mais identificação com a área comercial e revela que sua primeira participação na política tradicional aconteceu na campanha do então candidato a prefeito de Manaus, Alfredo Nascimento, que buscava e garantiu a reeleição. Saullo tinha 16 anos e essa participação talvez tenha sido o despertar para a sua caminhada política, embora revele que desde muito cedo gostava de acompanhar os processos eleitorais, tanto no plano estadual quanto no nacional.” Uma coisa no sangue mesmo”, afirma. Acompanhado de lideranças do interior e amigos

Contato com o povo

Saullo me diz que a princípio pensava em ser candidato a vereador de Manaus mas a motivação mudou e terminou sendo eleito deputado estadual no ano de 2018 , obtendo 16 mil votos no interior e 27 mil 880 votos em Manaus, sendo votado em 55 municípios dos 62 do Amazonas. Uma performance e tanto para quem debutava na política e sem ter nenhum político na família. Diante desse resultado observa que chegou à Assembleia Legislativa convicto de que precisava usar seu mandato para se aproximar cada vez mais das pessoas. “Chegando aos três anos de mandato, fui a todos os municípios do Amazonas e isto não é coisa fácil, levando-se em consideração as dimensões continentais do nosso estado”, explica.

Nessas viagens, o deputado diz que aprende e busca resolver questões que muitas vezes ficam emperradas justamente pela falta de alguém que faça a “ponte” entre essas demandas e o executivo estadual. “ Nas viagens o contato é direto e isto me permite saber o que realmente tá sendo necessário naquele município e o que é possível fazer de imediato”.
 Na tribuna do parlamento estadual, Vianna defende mais atenção ao interior

Rumo a Brasília

Candidatíssimo a deputado federal nas eleições do próximo ano, Saullo fala com desenvoltura sobre o processo eleitoral. Diz ter consciência das dificuldades e sabe que as novas regras eleitorais vão exigir nova estratégia. O fim das coligações exigirá muito do próprio candidato.

Saulo está de malas prontas para deixar o PTB mas ainda não definiu seu próximo partido. Aguarda uma movimentação do governador Wilson Lima, de quem é aliado próximo. Enquanto isso, fala das expectativas para Brasília, cidade onde espera morar a partir de 2023.

”No plano federal, as possibilidades de ampliar o trabalho político para melhorar a vida das pessoas é bem maior e esta é a minha motivação principal. Ser eleito deputado federal e me revezar entre Brasília, Manaus e o interior do estado, vai ser corrido mas tenho certeza que consigo manter o ritmo”.

Pergunto se ele tem algum receio da vida burocrática de Brasília, do jogo político na Câmara Federal… da distância de suas bases… mas no seu jeito calmo de falar, me garante que está pronto. “Estou aprendendo muito, tenho ido a Brasília vez por outra e tenho convicção de que tenho as condições necessárias para ser deputado federal”.

Antes de concluir nossa conversa, eu pergunto: e o Executivo? Governo? Prefeitura? Saulo abre as portas ao futuro: “Ah! Daqui a muitos anos…”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »