12/05/2022 às 15h46min - Atualizada em 13/05/2022 às 00h01min

Linha do Tempo celebra 75 anos de Maringá com memórias e novas perspectivas

Projeto do Grupo Maringá de Comunicação conta história da cidade em diferentes mídias

SALA DA NOTÍCIA Graziela Castilho Cavalaro dos Santos
Divulgação
Linha do Tempo celebra 75 anos de Maringá com memórias e novas perspectivas

Projeto do Grupo Maringá de Comunicação conta história da cidade em diferentes mídias

Maringá acaba de completar 75 anos de história. Apesar das muitas comemorações na data do aniversário da cidade, o Grupo Maringá de Comunicação decidiu estender as comemorações: durante todo o mês de maio e junho vai relembrar antigas memórias e lançar um olhar sobre o presente e futuro da Cidade Canção em um projeto que abrange diferentes mídias e formatos. O projeto Linha do Tempo contempla um passeio físico, no coração de Maringá - 75 banners com fotos antigas de fatos que marcaram a história maringaense foram espalhados pelo Parque do Ingá, um dos maiores símbolos do município. Além de contemplar as fotos, os visitantes podem tornar a viagem ao passado ainda mais imersiva, mergulhando em reportagens especiais do Portal GMC Online. Basta apontar o celular para o QR Code estampado no banner para ser direcionado a uma página com as matérias alusivas ao aniversário de Maringá. As reportagens, por sua vez tiveram como base entrevistas concedidas para o podcast que leva o nome do projeto e que pode ser assistido no canal da Maringá FM no YouTube ou ouvido nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify. Ao todo, serão 10 episódios mergulhando na história de Maringá por diferentes ângulos.

As entrevistas do podcast são conduzidas pela jornalista Brenda Caramaschi, em formato de mesa redonda, onde seus participantes relembram histórias e trazem diferentes pontos de vista sobre os temas abordados. “Os programas contam com a participação de historiadores, pioneiros, pesquisadores… Mas essencialmente de gente que viveu e vive a cidade e que tem amor pelo que Maringá vem construindo nesses 75 anos. O público vai poder conhecer de perto fatos pouco divulgados e falas de quem viveu momentos históricos, como a implantação da Universidade Estadual de Maringá, a instalação dos primeiros pontos comerciais da cidade, dos primeiros veículos de comunicação, e de viajar pelo tempo e pelo desenvolvimento impulsionado por cada uma dessas áreas até chegar à cidade que vivemos hoje”, conta a mediadora.

A produção do projeto teve apoio e participação ativa de Miguel Fernando, criador do Maringá Histórica, e também da Prefeitura de Maringá, Copel e Usina Santa Terezinha. O projeto Linha do Tempo também está presente nas rádios MIX FM, Maringá FM e CBN Maringá, com inserções de trechos das entrevistas dos podcasts. “Esse é um presente que queremos deixar para a cidade como forma de relembrar e valorizar quem fez história até aqui e também de documentar o que vivemos para que as próximas gerações possam recordar um dia. Através de várias plataformas vamos poder sentir e viver a história de Maringá. É uma história de verdadeiros desbravadores e de pessoas que amam essa terra, que vivida e revivida em sons, imagens, textos imersivos, um passeio cultural e cheio de conhecimento em torno do Parque do Ingá. É um projeto especial e diferenciado para a cidade”, diz José Roberto Mattos, diretor comercial do GMC.

U.Content Criação de Conteúdo
Jornalistas responsáveis:
Brenda Caramaschi -  [email protected] – (44) 99943-2306
Renata Mastromauro – [email protected] - (44) 99726-6446
Graziela Cavalaro - [email protected] – (44) 99904-3535
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »