25/05/2022 às 07h03min - Atualizada em 25/05/2022 às 07h03min

Yaguarê Yamã I escritores dos povos Mura e Maraguá lançam livro bilingue

BDC NOTICIAS
BDC NOTICIAS
Um projeto da editora Filos de São Paulo com apoio da lei Aldir Blanc está lançando o livro Contos Sagrados - Marãduwa Tupanawara. 
Dos autores Yaguarê Yamã, Elias Yaguakãg, Eliomar Leite, Uziel Guaynê, Moises Costa e Timoteo Hakii. O objetivo é valorizar os contos tradiconais de origem e de assombração, muito comuns nas aldeias, alem de divulgar tradicional Lingua Geral da Amazonia, tambem chamada de Nheengatu, em uso entre os povos Muras e Maraguas, e em outras regiões da Amazonia.

Yaguarê Yamã, professor, geografo e autor com 34 livros publicados indica o valor que o projeto representa: " é o que a literatura indígena tem de melhor a oferecer. O idioma nativo amazonico que representa a essência de nossa região vinculado aos contos tradicionais que de maneira nenhuma  podemos deixar desaparecer". 
Assim, procura comprometer a sociedade amazonense: "Devemos valorizar o que é nosso". 

Yaguarê, que mesmo conhecido em todo mercado da literatura nacional, diz que prefere a vida calma de Nova Olinda do Norte, onde mora e leciona geografia em escola publica pela SEDUC, e onde diz abastecer sua fonte cultural e literaria. "Esse livro veio para salvar a alma amazonense que é indigena" São sete autores ao todo contando as essencias conhecidas pelos povos indigenas. Um livro que será lançado em dois lugares. Dia 06 de setembro, na aldeia Çeçaima, e dia 8 de outubro no palacio Rio Branco, em Manaus.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »