30/05/2022 às 13h09min - Atualizada em 30/05/2022 às 13h09min

Feliz Aniversário prof. Ernande Galvão, receba a nossa homenagem

BDC NOTICIAS
BDC NOTICIAS
Ernande Pereira Galvão , Professor à 38 anos, filho de SILVESTRE GALVÃO TAVARES e FELICIANA PEREIRA GALVÃO, pai de 7 filhos, casado com ERLANDE GOMES, nascido e criado no municipio de Autazes-Am, em uma comunidade chamada Lago do Miguel, onde começou os seus estudos e aos poucos foi aprendendo e desenvolvendo a educação e a cultura. 

Na década de 1980 se tornou professor e cada vez mais associou em sua profissão a cultura como um pilar fundamental da educação, sendo assim criou na comunidade do onde residia uma das suas primeiras ações de desenvolvimento sócio cultural um programa chamado de PROIAC, Programa de Adolescente a Comunidade, onde participavam diretamente, 49 jovens, trabalhando o teatro a musica a religiosidade e estruturação da família pois sempre acreditava e acredita que os jovens podem mudar o futuro se os jovens forem  bem educados. Dentre estas façanhas,  elencamos como marco histórico deste periodo a criação da peça teatral "Conferência da Bicharada" que foi apresentado e representado no Centro Social Cultural de Autazes, A Sanfona Mágica e a Faca Sem Ponta.

Neste mesmo propósito criou na primeira década de 2000, o Festival Cultural do Sampaio, FECASA, envolvendo um quantitativo expressivo de jovens e adolescentes qual até os dias de hoje é lembrado pela escola. Neste mesmo direcionamento criou na Escola Abel de Sena Mendonça o FEC Festival Estudantil da Canção, também envolvendo muitos alunos e muitos jovens e assim foi seguindo com este propósito e com este mesmo direcionamento. 

Também autor de muitos campeonatos esportivos que sem dúvida fortalece os traços da cultura do nosso povo.

No ano de 2014, talvez pela força do destino , criou um programa na Rádio Comunitária “Cabocla FM”, por nome de “ Alô Comunidade”, onde justamente em uma iniciativa boa  veio acontecer o Projeto Autazes Kids, ainda por uma necessidade em seu ponto de vista , acrescentou o " +" para dar oportunidade para as pessoas com idade acima de 16 anos e assim foi feito: Autazes kids, abaixo de 15 anos e o "+" representa a categoria acima de 16 anos.
O projeto foi caminhando com participação exclusiva da cidade. Com a realização  das edições, percebeu que, Autazes não é só a cidade, mas que, toda zona rural do municipio precisava dessas oportunidades , onde a prática do bem possa esta presente. A VI edição do projeto foi  marcada pela participação de jovens de 08 comunidades:

Taquara, Padre,  Colònia Terra Preta,Acara Miri, igarapé Açu,  Pauru, Açu Puranga, Aldeida da Josefa e Sede do Municipio. De forma geral atingiu um quantitativo de mais de 300 participantes entre crianças jovens e adolescentes. E finalizou esta VI edição na Praça Otaviano de Melo no dia 30 de abril de 2022. Sendo este portanto uma pequena parte da contribuição do Professor Ernande Galvão no processo sócio-cultural do Município de Autazes.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »