19/04/2019 às 11h34min - Atualizada em 19/04/2019 às 11h34min

Indígenas de Autazes realizam marcha em comemoração ao dia do Índio.

Eduardo Sampaio
REDAÇÃO
No dia 19 de abril, Dia do Índio.

Indígenas de Autazes realizaram uma marcha pelas ruas da cidade em comemoração ao dia do índio, várias etnias estiveram na sede do município. A Marcha da Resistência Indígena, e tem por objetivo dar visibilidade à resistência do Povo indígena no Amazonas e Brasil, bem como garantir a interação entre índios e sociedade. O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5540 de 1943. Em Autazes a etnia Mura.

Os Mura ocupam vastas áreas no complexo hídrico dos rios Madeira, Amazonas e Purus. Vivem tanto em Terras Indígenas, quanto nos centros urbanos regionais, como Manaus, Autazes e Borba. Desde as primeiras notícias do século XVII são descritos como um povo navegante, de ampla mobilidade territorial e exímio conhecimento dos caminhos por entre igarapés, furos, ilhas e lagos.

Em seu longo histórico de contato, sofreram diversos estigmas, massacres e perdas demográficas, linguísticas e culturais. Originariamente falantes de uma língua isolada, os Mura passaram a utilizar o Nheengatú (Língua Geral Amazônica) no intercâmbio com brancos, negros e demais populações indígenas.

No século XX, o português se tornou a principal língua utilizada. No presente, a despeito das mudanças históricas, os Mura realizam diversos esforços para serem plenamente reconhecidos enquanto povo diferenciado.

Nossos Reconhecimentos e Homenagens a todos os indígenas de Autazes.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »