02/05/2019 às 17h55min - Atualizada em 02/05/2019 às 17h55min

Escola Pedro Santarém Penalber 22 anos de atuação e referência em Autazes.

Prof. Elane Sampaio
Prof. Elane Sampaio
HISTÓRICO DA ESCOLA ESTADUAL PEDRO SANTARÉM PENALBER
A Escola foi inaugurada em 23 de novembro de 1995. Em 1996 a escola deu início às atividades escolares como anexo da Escola Estadual Raymundo Sá. Somente em 1997, após o decreto passou a receber alunos do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série até 2005. Já em 2006 a instituição iniciou o Ciclo Básico do Ensino Fundamental – CIBEF.

A Escola estadual Pedro Santarém Penalber, situada à rua coronel soares, nº 1000, Olinda, zona leste da cidade de Autazes foi inaugurada em 1995 no governo de Amazonino Mendes, na administração municipal de Raimundo Wanderlan Penalber Sampaio, oficializada pelo decreto nº 17.805 de 30 de abril de 1997.

Eu sou Especialista em Gestão Escolar e estou como gestora da Instituição desde 2009, o nosso trabalho é pautado no pedagógico sempre visando à formação do estudante com qualidade. Temos desde o início da gestão apoio da equipe escolar (professores e administrativo) e principalmente dos pais ou responsáveis que têm acreditado no trabalho que é desenvolvido pela escola. Agradeço primeiro a Deus pela sabedoria que me tem dado, a equipe escolar, aos amigos da escola e aos pais que muito têm contribuído como parceiros na educação de seus filhos.

Vale ressaltar, que a instituição tem se saído muito bem no cumprimento de sua Visão, que é fortalecer e tornar real o TPF, que significa tornar uma escola de referência pela qualidade de ensino ministrado, realizando nosso trabalho de maneira eficaz, segura e responsável, promovendo a participação ativa da comunidade escolar num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo, preparando o educando para o exercício da cidadania. Nesse processo de construção para o exercício da cidadania e da dimensão humana é que temos a clareza do indivíduo que pretendemos formar e a partir de uma visão crítica de mundo, de sociedade, de educação e de trabalho.

O resultado positivo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos é visto através das avaliações internas (próprias da Instituição), e externas (IDEB e SADEAM), na qual a escola foi superando todas as metas projetadas. Em 2015 alcançou 4.8, meta esperada para o ano de 2021. Em 2017 obteve o resultado de 5.1 no IDEB.
. A escola possui bandeira nas cores azul e branco que tem como símbolos três crianças, sendo: um branco, um negro e um índio e ainda apresenta o café como símbolo da agricultura local e a Vitória- Régia planta aquática representativa da Amazônia, que foi a inspiração para a produção da letra do Hino da Escola pela professora Natalina da Silva Monteiro. Em 2016, conseguimos a gravação do Hino com música e arranjo de Francisco Costa. O nome dado à Escola é uma homenagem ao professor Pedro Santarém Penalber, cidadão paraense que em 1911 chegou ao Estado do Amazonas e escolheu o município de Autazes para fixar residência.

Em 1929, após nomeação do governador da época, passou a lecionar no espaço rural do município e desempenhou a função docente durante dezessete anos, sendo reconhecido por sua competência e seriedade na profissão. Sua carreira se estendeu ainda na política, exercendo o cargo de vereador, por dois mandatos, e prefeito pelo município de Itacoatiara por volta do ano de 1948. Dado o reconhecimento ao relevante trabalho do professor Pedro Santarém Penalber ao município de Autazes, este recebeu a homenagem de patrono da escola. Os feitos mais importantes por ele realizados estão expressos na sua biografia poética.
OBS: Estamos comemorando hoje 22 anos a Serviço da Educação Cidadã, mas sua data oficial é 30 de abril.

                Autazes- Am, 02 de maio de 2019.
Maria Elane Sampaio Lima- Gestora
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »