O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/Am), por meio da Promotoria de Justiça de Autazes, ajuizou ação civil com obrigação de fazer para que a Secretaria Estadual de Educação mude o nome da Escola Estadual Maria Emília Mestrinho.
O procedimento foi adotado por se tratar de homenagem a pessoa viva, o que vai de encontro a Lei n º 6.454/77 que veta esse tipo de homenagem. A escola pegou todo mundo de surpresa e realizou uma eleição com a população de Autazes para a escolha do novo nome que ficara registrado para sempre no lugar no antigo nome que é Maria Emília esposa do saudoso ex-governador e senador do Amazonas Gilberto Mestrinho.
Os nomes que estavam a disposição dos eleitores foram estes. Brasília Mendonça, Judite Sena, João de Jesus, Genésio Moraes, Spinoza Oliveira e Jorge Hipi. Pelo números de votos de 104 á saudosa Brasília Mendonça venceu e o novo nome será agora enviado para Assembléia legislativa do estado do Amazonas para aprovação.
Brasinilda Mendonça falou ao BDC "Obrigada a minha familia, amigos e simpatizantes que tiraram um pouco do seu tempo para ir votar em minha mãe."
Veja o Resultado:
Brasília Mendonça 104 Judite Sena 48 João de Jesus 30 Genésio Moraes 04 Spinoza Oliveira 04 Jorge Hipy 02