Operação “Tô de Olho na Folia” fiscaliza segurança de produtos carnavalescos

Nesta sexta-feira (13), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançam a Operação “Tô de Olho na Folia”. Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a ação visa reforçar a segurança dos produtos comercializados durante o período carnavalesco e promover um consumo mais consciente.
A operação abrange o Distrito Federal, São Paulo e Salvador, com o objetivo de fiscalizar a regularidade de produtos e oferecer orientação direta a comerciantes e consumidores. A iniciativa conta com o apoio de órgãos delegados da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I), Vigilâncias Sanitárias estaduais e municipais, além da Polícia Federal e forças policiais locais.
Produtos sob fiscalização
As equipes de fiscalização focarão em produtos de alta circulação no Carnaval:
- Inmetro: Responsável pela verificação de fantasias, adereços, acessórios (tiaras, óculos, máscaras), brinquedos e preservativos. Serão checados o selo de conformidade do Inmetro e os requisitos de segurança em brinquedos, além da etiquetagem em produtos têxteis.
- Anvisa: Fiscalizará e orientará sobre pomadas e pastas para modelar cabelos e bebidas alcoólicas. A regularização junto à Anvisa, rotulagem e condições de exposição serão verificadas em pomadas capilares.
- Mapa: Atuará na fiscalização e orientação sobre bebidas, combatendo fraudes, falsificações e retirando do mercado produtos impróprios. Serão verificadas condições de armazenamento, registro e rotulagem.
Dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), cuja comercialização é proibida no Brasil, também serão alvo de fiscalização específica para coibir sua venda.
Orientação como ferramenta de proteção
Além da fiscalização, a operação enfatiza a orientação como um meio fundamental de proteção ao consumidor. Comerciantes receberão informações sobre requisitos legais e técnicos, enquanto os consumidores serão incentivados a:
- Verificar o selo de conformidade do Inmetro em produtos como brinquedos e preservativos.
- Conferir informações obrigatórias nas embalagens e etiquetas.
- Certificar-se de que produtos como cosméticos e preservativos estejam regularizados junto à Anvisa.
- Observar adequadas condições de armazenamento e exposição.
- Verificar o registro de bebidas no Mapa.
- Evitar a compra de produtos sem identificação clara ou proibidos, como os DEFs.
Segundo Pedro Ivo Sebba Ramalho, secretário de Competitividade e Política Regulatória do MDIC, a integração entre fiscalização e orientação fortalece a proteção ao consumidor. “A Operação Tô de Olho Na Folia demonstra que a atuação integrada do Estado alia rigor técnico e caráter educativo. Fiscalizar é essencial, mas informar e prevenir são igualmente fundamentais para garantir segurança ao consumidor e previsibilidade ao ambiente de negócios”, afirmou.
A iniciativa faz parte do Plano de Ação 2025-2026 da Estratégia Nacional de Infraestrutura da Qualidade (ENIQ) e reforça a atuação coordenada entre órgãos para a vigilância de mercado.
-Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
Pessoas reais na minha live do youtube
Assessoria para canais no youtube
-
-




