PARTICIPANTES APRENDEM RECEITAS PARA FESTAS DE FIM DE ANO EM CURSOS DO SENAR-MT
Com a aproximação das festas de fim de ano, os participantes dos treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) têm aproveitado para aprender receitas para as ceias de Natal e Ano Novo. Com a reativação do curso de Panificação Artesanal, participantes aprenderam a fazer panetones e roscas natalinas.
O instrutor credenciado ao Senar-MT, Lucas de Siqueira, ministrou dois cursos de panificação e destacou o interesse dos participantes em aprenderem as receitas da época. “Eles já vinham com isso em mente, por isso já trouxemos as frutas cristalizadas, gotas de chocolate e os ingredientes necessários”.
Em Tesouro, Lurdes Divina Lima de Jesus participou de outro treinamento, o de Transformação Caseira de Embutidos e Defumados de Suíno. Ela aprendeu uma nova receita que já foi aprovada pela família e pretende repeti-la para o Natal. “Já fiz uma panceta e ficou muito gostosa. Também quero fazer os defumados e os frangos que aprendi em outro curso”, afirma.
Segundo a instrutora credenciada ao Senar-MT, Tatiane Rodrigues, o curso traz conhecimento sobre os cortes, embutidos frescais e defumados. “Junto com o treinamento sempre tentamos inovar uma receita, com praticidade, baixo custo e alta aceitação. A panceta a pururuca tem sido alvo de muitos pedidos”.
Na casa de Lurdes, o conhecimento do curso não vai parar nas festas de fim de ano. A sitiante já tem programação para 2022, graças aos treinamentos já concluídos. “Estão montando uma cooperativa na cidade e eu quero participar para vender os defumados, a calabresa, a toscana e o salaminho. Já fiz dois cursos de embutidos de suínos e acho que agora já estou preparada para vender”, destaca.
Em 2021, foram realizados cerca de 90 treinamentos de transformação caseira de produtos de origem animal em embutidos e defumados de carne suína, pelo Senar-MT em parceria com os Sindicatos Rurais do estado. Para o primeiro semestre de 2022, já estão previstos 48 cursos. Interessados em participar devem entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município e verificar a disponibilidade de turmas.
Receita de Panceta pururuca por Tatiane Rodrigues
Ingredientes
1kg de panceta
18 gramas de sal
Modo de preparo
Espalhe o sal por toda a peça. Deixe descansar no mínimo 12 horas sob refrigeração (geladeira). Depois enrole a panceta e amarre-a. Leve-a para assar em forno 150 graus em torno de 4h. Deixe esfriar, e leve para resfriar (geladeira).
Depois corte em tiras e frite em óleo quente. E verá que a pele irá pururucar, ficará crocante.
Fonte: ASCOM Senar

-

Clique abaixo e veja também
Proteção Anti DDOS. Para seu website
Servidor dedicado no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Servidor VPS no Brasil. Personalizado conforme você precise.
Hospedagem compartilhada para seus projetos online
Hospedagem Claud para seus projetos online
Hospedagem VPS. Para seus projetos online
Visualizações reais em seus vídeos do youtube
-

